Monday, October 29, 2018

A.X.L

As aventuras juvenios são sempre uma formula que os estudiostem para ganhar dinheiro mas tinha ate ao momento sido algo esquecido pela Netflix nesta sua tentativa de singrar no mundo do cinema. Este filme e a primeira experiencia ainda que pequena neste mundo e com resultados desoladores. Desde logo em termos criticos onde a aventura deste cao robotico foi bastante mal recebida e isso redundou num desastre comercial de tal forma que mesmo a nivel internacional a Netflix se tenha esquecido de apostar no filme.
A inteligencia emocional nos robots foi sempre algo que fascinou o cinema sci fi de hollywood que ja lhe dedicou filmes complexos outros mais de ação, sendo que aqui temos um filme mais juvenil que propriamente uma reflexao sobre qualquer tipo de evolução e numa intriga limitada a uma serie de cliches para sempre usados e uma tentativa basica e pouco convincente de ganhar dinheiro facil.
Alias a forma como o facil segue sucessivamente uma serie de actos pre executados em filmes de serie b de jovens e tão declarada que tudo é feito pelo livro de procedimentos sem qualquer tipo de assinatura e mais que isso sem qualquer tipo de emoçao propia que distinguisse o filme. Por tudo isto este AXL sera um filme que rapidamente caira no esquecimento e acima de tudo custa e tentar perceber a razão pelo que o final e aberto para uma possivel sequela que rapidamente se percebe que nunca vai ter lugar.
Com o crescimento das produçoes de streaming vai ser comum encontrarmos diversas experiencias das produtoras recheadas de verbas em filmes dos diferentes generos de pequena dimensao. Este AXL e talvez a primeira experiencia da Netflix num genero dificil mas que quando resulta e extremamente valioso, mas neste caso a escassez de qualidade e tao gritante que será certamente um  filme facil de esquecer.
A historia fala de um piloto de motocross com poucos meios que no meio de uma partida que e alvo por parte dos seus adversarios acaba por encontrar um cao robotico que mais nao e do que uma arma militar com quem cria uma ligaçao proxima de proteção mutua.
Em termos de argumento este filme e uma sucessao interminavel de actos continuos conhecidos e semelhantes a todos os outros filmes do genero de qualidade duvidosa. Nao temos personagens complexas a intriga igual, apenas o risco de um final de mais impacto marca alguma presença num argumento fraco.
Na realizaçao Oliver Daly marca a sua estreia num filme que se baseia numa curta metragem do proprio. O filme utiliza alguma tecnologia de live action mas pouco mais em termos da capacidade de nos dar um trabalho interessante.
No cast o filme nao tem propriamente muitos motivos de interesse, os jovens sao escolhidos pela sua imagem e nao propriamente pela sua qualidade enquanto interpretes e nos mais velhos temos um Jane distante dos seus melhores momentos que lhe deram algum protagonismo.

O melhor - Nao termos certamente uma sequela.

O pior - A incapacidade do filme ter qualquer inovaçao narrativa

Avaliação - D+

No comments: