Thursday, October 05, 2017

The Emoji Movie

QUando este filme foi lançado muita gente percebeu que se tratava de um filme de animação com um objetivo muito proprio, de aproveitar a terminologia e mais que isso o interesse dos mais pequenos para fazer um filme sobre isso, sobre telemoveis, tablets e aplicações. E sabido que nem sempre estes interesses tem sido valorizados pelos pedagogos, e talvez por isso este filme tornou-se um autentico desastre critico com avaliações terriveis do pior que há memorias. Comercialmente os resultados foram visiveis pese embora longe daqueles que alguns filmes de animaçao conseguem.
Sobre o filme, eu depois de ler algumas das criticas que este filme recebeu fiquei com as piores expetativas, algo que acabou por me surpreender já que o filme esta longe de ser o desastre completo que todos avaliaram. Parece-me um filme que nao tem uma historia interessante, e mais que isso um filme algo curto em termos de mensagem e daquilo que nos quer dar. Outro dos problemas do filme e o publico alvo, ao utilizar um humor demasiado infantil, o tema e demasiado adolescente e por tal parece-me que o filme perde por nao encaixar ao certo num publico alvo.
Mas mesmo assim tem bons momentos principalmente a curiosidade de utilizar as aplicaçoes e os termos concretos dos programas de computador para fazer um filme atual, de ritmo elevado, quase nunca com graça, mas não deixa de ser um filme facil de ver, com cor, com curiosidade. E obvio que em termos de mensagem fica longe dos melhores filmes de animaçao que chegam ate nos, mas tambem confesso que ja vi muito pior no mundo de animaçao.
Claro que numa altura em que todos estao preocupados com a dependencia dos menores das aplicações um filme sobre isso é obviamente um produto non grato para todos. mas parece-me tambem importante sublinhar com tantos filmes de animaçao que nem consegue potenciar qualquer originalidade no seu processo, acabar por arrasar um filme basico, com defeitos mas normalissimo como este parece-me obviamente um exagero.
Em termos de historia fala-nos do mundo dos emojis, que estao nas mensagen do telemovel de um adolescente, seguindo a tentativa de um emoji sem funçao aparente, que tenta ao longo das diferentes aplicaçoes encontrar o seu lugar.
Em termos de argumento eu confesso que nao seria um filme facil, mas que consegue ser curioso na forma como consegue nos dar um filme minimamente coerente com termos atuais tão diversificados. E obvio que e demasiado comercial para muitos, sendo o grande problema uma mensagem curta e mais que isso a falta de graça.
Na realizaçao temos uma produçao com cor, nem sempre com grande nivel tecnico mas suficiente para o funcionamento que o filme quer dar. Um realizador que ja nos tinha trazido com maior dimensao Igor um filme que tambem nao tinha sido propriamente um filme de primeira linha.
No cast de vozes nao nos parece um filme muito dependente das suas vozes, pese embora alguma aposta em comediantes que acabam por dar as diferentes personagens as caracteristicas que as mesmas necessitam.

O melhor - Alguma curiosidade de passar pelas diferentes aplicações.

O pior - A falta de graça

Avaliação - C

1 comment:

Unknown said...

É divertido e, pelo menos no meu caso, as crianças com quem eu fui apreciaram a história. Emoji O Filme é um filme encantador desde o inicio, a historia e sobre todos os personagens são adoráveis. Sempre fui fã do filmes de comedia infantil, eu gosto por que em cada produção procuram incluir uma mensagem e não somente para os pequenos, pois podemos aprender muito destas produções e nos divertir ao mesmo tempo. Não duvidei desde que vi o trailer em que seria um excelente filme.