Friday, October 13, 2017

The Dark Tower

Quando este projeto foi anunciado, e principalmente devido à riqueza do seu cast de imediato se pensou que se trataria de um blockbuster de ação, grande produção capaz de conquistar principalmente o grande publico. O primeiro indicador que estranhou os analistas foi a sua curta duração, algo que ficou de imediato refletido nas avaliações extremamente negativas que o filme recebeu pela critica especializada. Em termos comerciais, num filme com ambições claras os resultados foram extremamente escassos e tornaram este filme num dos maiores falhanços do presente ano.
Quando se tenta fazer um blockbuster a dinamica de entertenimento tem de estar plenamente presente em quem faz os filme. E aqui começa o grande problema deste filme. Trata-se de uma história confusa, desinteressante, pouco trabalhada, e mais que isso no que diz respeito ao elementos complementares do argumento temos sempre serviço minimo, não existe produção de sequencias de dialogo com conteúdo, alias grande parte dos dialogos duram apenas um minuto, e mais que isso não tem qualquer elemento que funciona em termos da interação com o publico, muito por fruto de uma historia limitada, que com o carater simplista com que foi nos dada ainda torna tudo ainda mais sofrivel.
Mas não é apenas na historia e no argumento em si que o filme falha em toda a linha. Em termos produtivos, tirando um ou outro cenario, parece-me que os efeitos especiais são um desastre para um filme com esta dimensão. O abuso do digital acaba por tornar o filme em alguns momentos quase amador, o que tendo em conta que se trata de um filme de grande estudio torna tudo assustador.
E facil por isso perceber que Dark TOwer e provavelmente o pior projeto do ano, não só em termos de custo beneficio, mas principalmente pela falta de qualidade daquilo que nos da em quase todos os elementos de analise. Provavelmente veremos este filme bem representado nos Golden Raspberry, o que não deixará de ser justo em toda a linha, já que qualidade é algo que deveria estar escondido pois ninguém consegue ver.
A historia fala de um jovem que em sonhos vai conhecendo um mundo onde um homem vestido de negro tem como objetivo controlar todos os poderes para dominar o universo. De forma a tentar impedir este facto acaba por entrar num portal que lhe dá acesso ao mundo onde tal vilão se encontra, onde vai recorrer à ajuda de um pistoleiro com o mesmo interesse.
E no argumento que começam todos os problemas do filme, a historia de base é de si desinteressante a reduçao que o filme faz ao minimo em termos de adereços, torna tudo quase serie B, com ambiçoes de serie A. Mas o pior de tudo acaba por ser a tentativa de dar algum carisma a personagem do vilão que torna tudo ainda mais ridiculo.
Arcel foi a aposta da Sony para encabeçar este projeto que tinha a ideia de resultar em mais que um filme. Um realizador inexperiente a este nivel e que demonstra nem para tarefeiro se encontrar ainda preparado. A incapacidade de utilizar efeitos de ponta é claro, e esteticamente o filme nunca aproveita as possibilidades que acaba por ter. Tenho duvidas que pelo menos num futuro proximo tenha uma oportunidade de visibilidade como esta.
Mas e no cast que o investimento foi maior e aqui tudo acaba por ser como em quase todo o filme um autentico desastre. Elba, tem um papel inexistente em toda a linha, mesmo na relação com o heroi juvenil acaba sempre por não existir. Mas pior que isso e McConaghey, um papel alegadamente para ser carismatico que não funciona num unico momento por culpa do argumento mas por culpa de um actor que nos ultimos dois anos tem dificuldade em encontrar os papeis certos para um vencedor de um oscar.

O melhor - O escasso tempo.

O pior - A sensação que tudo no filme não funciona mesmo.

Avaliação - D-

No comments: