Tuesday, October 10, 2017

Una

A pedofilia é um tema que nem sempre é tratado da forma que o impacto do filme merece, sendo um dos temas tabus. Primeiro porque os condicionalismos esteticos impedem um realismo nesta abordagem, e por outro lado porque os actores tem uma barreira moral que os impedem na maior parte das vezes de querer retratar um individuo com estas caracteristicas. Dai que se deva valorizar de imediato este pequeno filme que apostou em tentar fazer uma radiografia de um pedofilo comum. O filme estreou com algumas dificuldades de distribuição pese embora as criticas aceitaveis que recebeu, tendo comercialmente sido um filme residual na maior parte dos mercados.
SObre o filme eu confesso que o seu inicio parece-me algo difuso demais, na forma como introduz as personagens e com alguma dificuldade em organizar os flashbacks. Contudo com o inicio da interação entre os protagonistas, o filme ganha intensidade não se limitando a esta vertente indo de uma forma subtir ao pensamendo do protagonista, como diferenciando bem o seu ponto de vista fisiologico com os seus dilemas morais e é nisso que o filme ganha dimensão, tornando-se num filme bastante interessante na avaliação e descriçao da dinamica de um pedófilo.
E nisso o filme parece ter estudado a matéria, as reações naturais e as explicações pensadas, a intensidade que o filme consegue ter nos dialogos entre os protagonistas, acaba por o tornar num objeto bastante interessante ainda que com um tema sempre dificil de tratar devido às naturais dificuldades em filmar o tema.
Mesmo assim um filme corajoso, complexo, que trabalha bem o tema que nos dá, que se organiza com uns flashbacks que inicialmente nos parecem demasiado difusos e repetidos. E um filme que não apenas nos trabalha as dinamicas do abuso em si, mas acima de tudo as reações ao mesmo, e nisso o filme acaba por se tornar mais que tudo uma reflexao sobre um problema.
A historia fala de uma problematica adolescente que apos ter sido vitima de um abuso sexual quando tinha 13 anos de idade, numa dinamica pensava ela de paixao, encontra o seu abusador tentando questioná-lo sobre a razão pela qual ele deixou de a procurar.
Em termos de argumento parece-me um exercicio complexo e trabalhado sobre uma problemática de coragem. Em diversos momentos o filme consegue ir aos diferentes pontos de uma dinamica tao complexa como a pedofilia, trabalhando muito bem as diferenças entre o impulso fisico e moral.
Na realização Benedict Andrews, um autentico desconhecido tem um filme minimalista, de sequencias paradas. Inicialmente demonstra alguma dificuldade em gerir os flashbacks que podem estar relacionados com inexperiencia, algo que vai ajustando no filme.
No que diz respeito ao cast Rooney Mara e excelente para jovens problematicas, já que consegue uma intensidade dramatica muito interessante bem como dota as suas personagens de um caracter imprevisivel fundamental para este papel. Mendelshon tem o papel mais dificil do filme, pausado mas que encaixa nas necessidades da obra.

O melhor - A forma como consegue explorar todos os vetores morais e fisicos da problematica.

O pior - A forma como inicialmente tem dificuldade em gerir os flashbacks

Avaliação - B

No comments: