Saturday, October 14, 2017

The Secret Scripture

O estar perfilado como um candidato natural aos oscares pode-se tornar no seu reverso quando apos as primeiras visualizações as avaliações não sustentam esta candidatura, sendo sempre dificil sobreviver a este designio. Isto foi o que aconteceu com este filme estreado e avaliado em 2016, que fruto das avaliações essencialmente negativas de imediato percebeu que as suas hipoteses seriam nulas. COmercialmente so quase um ano depois conseguiu estrear silenciosamente nos EUA com resultados praticamente inexistentes.~
Sobre o filme eu confesso que a exigencia de oscar contender muitas vezes faz filmes com alguma qualidade serem desastres autenticos de critica. E aqui podemos dizer que se trata de um deles, um filme intenso sobre uma pequena aldeia em guerra e a forma como as diferentes personagens vao interagindo com uma bonita mulher. A forma como o conceito social domina todos os acontecimentos do filme é muito bem alinhavada ao longo de toda a duração do filme, que funciona sempre muito melhor nos predominantes flashbacks do que na acçao presente.
ALias o grande problema do filme é na falta de conteudo da acçao presente, e na forma como esta se torna previsivelmente importante para a definiçao final do filme, que peca por ser demasiado romantizada tendo em conta alguma dureza que o filme acaba por ter na maior parte da sua duração. Aqui parece-me que o filme deveria ser mais trabalhado mais dividido entre o passado e o presente.
Mesmo assim e longe de ser uma obra prima capaz de lutar pelos oscares, temos um filme competente, por vezes demasiado previsivel, que perde em algumas escolhas de cast. Mas mesmo assim num cinema cada vez mais descartavel filmes como estes estão longe de ser o problema do cinema que nesta altura temos em frente.
A historia fala de uma jovem que fruto da guerra tem de ir viver com uma tia para uma pequena comunidade fracionada. Ai acaba por ser o centro das atençoes de diversos homens que vao acabar por guerrear ao limite pelo seu amor, mal visto pela sociedade.
EM termos de argumento mesmo sendo um filme demasiado seguidos dos procedimentos normais, tem intensidade principalmente na historia contada. Por vezes algo previsivel na sua definiçao final, e nem sempre muito bem trabalhada no que diz respeito a cada relaçao, acaba por ser mais valiosa em termos do que significa moralmente.
Na realizaçao Jim Sheridan e um realizador de altos e baixos, ora fazendo filmes para a eternidade, principalmente na causa das irlandas, ora fazendo filmes de menor dimensão em generos pouco tipicos para um realizador com o seu percurso. E um filme tradicional, de um realizador experiente, mas de quem se espera sempre melhores momentos.
NO cast a escolha da Mara e interessante, no papel mais dificil e forte do filme, tem intensidade dramatica, simplicidade, num papel que talvez justificasse mais atençao. Pior claramente os seus companheiros de cast James, não é actor para este nivel dramático e Reynor perde por ser uma personagem nao aproveitada

O melhor - O significado social do filme

O pior - Os homens do cast

Avaliação - C+

No comments: