Sunday, October 08, 2017

Wind River

As carreiras em hollywood em qualquer um dos parametros ou atividades tem muitas vezes que serem efetuadas de uma forma sustentada. Isso foi o que aconteceu com Taylor Sheridan como argumentista, que depois de dois anos com grande reconhecimento nas suas obras para outros surgiu aqui com o seu filme de estreia como realizador a alto nivel. Os resultados criticos do filme foram bastante positivos depois de uma boa receçao num mercado secundario de Cannes. Comercialmente não sendo um filme totalmente vocacionado para grandes resultados os resultados foram consistentes para um filme que nunca conseguiu distribuição wide.
Sobre o filme desde logo parece-me importante sublinhar que sendo um filme em toda a linha com um argumento muito mais simplista e objetivo do que propriamente Sicario e Hell or Hig Water, é daqueles filmes que mesmo tendo uma historia linear e pouco complexa, mas cujos procedimentos são na maior parte da vezes bem efetuado. E os louvores do filme começam desde logo pelo contexto local que escolhe, o gero, a cultura dos nativos americanos dá ao filme um contexto cultural diferente e de proximidade, enquanto a neve da ao filme alguns planos esteticos de primeira linha.
Em termos de argumento temos um filme demasiado simplista, que mesmo sendo policiar e daqueles filmes que tentamos perceber em toda a linha o que aconteceu, nem sempre o filme consegue dar intensidade ao suspense ou mesmo a dinamica policial, parecendo um filme algo solto, por vezes mais preocupado na forma como nos quer das os conflitos internos da personagem central do que a intriga em si.
Assim, mesmo tratando-se de um filme obviamente competente temos um filme que na maior parte do tempo é algo pausado, explodindo nas situações de confronto. Nao sendo uma obra de referencia no argumento, tem alguns bons momentos de realização, num filme que vale muito mais pelos contextos que escolhe do que propriamente pelo valor interinseco que transmite.
A historia fala de um fiscal das atividades animais, que se ve a ajudar uma agente do FBI que tenta descobrir a causa de morte de uma jovem, que aparece morta no meio da neve, enquanto tem de ultrapassar um passado de perda.
Em termos de argumento parece-nos que a intriga central do filme e demasiado simplista. Podemos dizer que em termos de dialogos principalmente emocionais o filme consegue obter alguns destaque em alguns momentos, mas esta longe de ser um filme que prima pela originalidade da sua historia ou pelos detalhes do seu argumento.
Na realizaçao Sheridan tem aqui um trabalho mais individual depois de brilhar em argumentos de outros filmes. Temos optimas escolhas esteticas de cenario, que funcionam muito pela escolha do contexto fisico. nao sendo impressionante tem aqui alguns dos valores mais fortes do filme.
Por fim no que diz respeito ao cast Renner é a escolha central e regressa neste filme as interpretaçoes intensas, dramaticas e fortes que lhe deu impulso na carreira. Num papel nem sempre facil, Renner merece o destaque principalmente pela intensidade dramatica, demonstrando ser um actor com bons recursos em hollywood. Olsen perde por ter uma personagem menos desenvolvida e mais linear, nao aproveitando o regresso a filmes mais de autor para sublinhar a sua qualidade.

O melhor - A forma como o contexto fisico permite ao filme adquirir uma força estetica superior

O pior - Quando temos um argumentista com filmes anteriores bastante interessantes deste ponto de vista parece que este se torna tudo demasiado simplista.

Avaliação - B-

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