Friday, October 13, 2017

My Little Pony: The Movie

Poucos foram os filmes nos ultimos anos no terreno de animaçao que apostaram no cinema tradicional 2D. Mesmo os que arriscaram neste estilo na maior parte do tempo acabaram por não tiver grande sucesso. Este filme que acaba por ser um filme sobre o conhecido pequeno poney estreou com alguma surpresa em muitos cinemas. Os resultados criticos foram negativos num estilo que normalmente não fica muito proximo da critica. Por sua vez no que diz respeito ao valor comercial do filme parece-me obvio que se trata de um filme com potencial reduzido, cujos resultados se aproximaram daquilo que o filme em si poderia valer.
SObre o mesmo o pequeno ponei e um filme naturalmente infantil e feminino, dai que é necessario avaliar o filme em dois pontos distintos, um inicial que e o valor para o seu publico alvo, onde penso que o filme acaba por conseguir alguns momentos comicos interessantes, e acima de tudo alguma luz. Mesmo que numa altura em que os mais pequenos estao mais implicados num cinema de animaçao mais digital esta imagem mais tradicional pode funcionar menos.
Em termos de aplicaçao para outros publicos alvo parece-me obvio que temos um filme com muito menos abrangencia, um filme que nao funciona para os rapazes e acima de tudo para o publico adulto. E numa altura em que o cinema se encontra cada vez mais universal este tipo de opçao parece-me redutor num genero cada vez mais competitivo.
Por tudo isto mais que um mau filme, este e o tipo de registo pouco interessante pois e pouco mais que um episodio de maior duraçao de um filme para crianças. Parece-me que o cinema precisa de filmes mais abrangentes ou mesmo mais delineados e quando assim o é, quando os filmes sao demasiado pensados num publico muito definido acaba por lhe faltar fundamento para muito mais.
A historia segue cinco pequenos poneis que tem de sobreviver ao ataque de um grupo de mal feitores que tenta roubar o poder que permite utilizar a amizade.
Em termos de argumento uma historia a todos os niveis basica, muito no segmento da serie em si. De resto pouca graça natural, pouco risco no argumento num filme que acaba por ser básico em todos os sentidos.
Optar pelo 2d nos nossos dias ou tem um caracter artistico que o diferencie ou é um autentico disparate. Em face da falta do primeiro elemento parece-me que temos um filme que nao conseguiu medir o risco de uma aposta deste genero. ja nao se fazem filmes como este.
No cast de vozes mesmo o enchimento em personagens mais secundarias de algumas figuras conhecidas acabam por em si nao potenciarem o filme para grandes voos, ja que as personagens tambem nao sao trabalhadas para esse efeito.

O melhor - A forma como o filme respeita a base

O pior - Isto nunca poderia dar um filme

Avaliação - C-

No comments: