Tuesday, October 03, 2017

Literally, Right Before Aaaron

O cinema romantico por si só, sem grande arte nos ultimos tempos perdeu muito do seu espaço, estando totalmente isolado em filmes pequenos de estudios menores com ambição de ter alguma visibilidade. Um dos actores que nos ultimos anos mais se tem dedicado a este genero é Justin Long que assim vai mantendo uma carreira que ja teve outro fulgor. Este ano este pequeno filme, um remake de um filme de 2011 foi pessimamente recebido pela critica, o que não impediu de ser distribuido pese embora com resultados comerciais totalmente inexistentes.
Sobre o filme podemos dizer que atualmente um filme romantico para funcionar tem que ter ou um valor comico atual, que o diferencie dos outros titulos, ou tem que ter uma inteligencia e alguma diferenciaçao na sua abordagem. Este filme perde porque por um lado não consegue ter essa abordagem, sendo demasiado simplista naquilo que quer transmitir, mas mais que isso perde porque quando tenta usar o humor fá-lo num estilo demasiado fisico e desatual, nunca tendo em momento algum qualquer tipo de graça.
Por tudo isto é facil resumir que temos um filme sem grande conteúdo, que até consegue potenciar diversos dialogos como forma de introduçao de personagens mas que acaba por desaproveitar tais espaços, com dialogos sem sentidos, com um objetivo humorista que acaba por nunca ser funcional, porque a ironia de alguns momentos acaba por na maior parte das vezes nao encaixar no paradigma que o filme deseja ter.
Dai que nao seja totalmente surpreendente que filmes tão simples como estes passem totalmente despercebidos para a maioria dos cinefilos, e que alguns actores prolonguem no tempo as suas carreiras com estes filmes que embora não sejam suficientemente maus para ser danosos, mais não são cuidados paliativos que adiam o inevitavel.
A historia fala de um jovem ajudante de um programa de documentarios sobre animais, que decide regressar a sua cidade de origem para assistir ao casamento da sua namorada de sempre, algo que acaba por suscitar duvidas em si sobre a sua vida.
Em termos de argumento temos uma historia tipica e previsivel do ponto de vista romantico. No final do filme e na sua moratória tentar ir um bocado mais alem no significado algo que me parece mal encaixado num filme que se assume simplista em quase toda a duração e que deveria continuar com esse registo até ao fim.
Na realizaçaõ do filme Ryan Eggold é um jovem com uma carreira ate ao momento em series de diversos quadrantes que tem aqui o seu filme mais destacado no grande ecra. Uma composição simplista sem grandes truques, o usual numa comedia de baixa divisao.
No cast Long tem feito carreira neste tipo de registo, usualmente com os mesmos truques, dialogos onde tentam despertar o seu lado mais comico e funcional e pouco mais. Encaixa no mesmo estilo de Smulders, cujo sucesso maior foi em televisao.

O melhor - Ser um filme de processos simples

O pior - O final querer dar uma complexidade que o filme nunca consegue ter

Avaliação - C-

No comments: