Thursday, February 18, 2016

Point Break

Nas comemorações de 25 anos do originar Point Break que entre outras coisas lançou Keanu Reeves para o sucesso surge uma nova roupagem do famoso filme de Katherine Bigolow. O filme naturalmente mais desenhado para bilheteira do que para critica acabou por reprovar em grande escala neste primeiro parametro com avaliaçoes muito negativas daquelas que causam dano a qualquer filme. COmercialmente a falta de estrelas de primeira linha levou a um resultado modesto principalmente sendo uma reinvençao de um filme de acção bastante conhecido.
Sobre o filme, desde logo devemos dizer que estamos perante um filme com uma base igual ao original mas com um conteudo diferente, ou seja nao se trata de um remake mas um filme baseado em alguns principios do primeiro dai que a historia seja bem diferente. Mas o problema e que o filme perde quase tudo que o outro tinha a funcionar como o fenomeno de grupo, como as duvidas da personagem central, alias o filme destroi totalmente as personagens nao lhe dando tempo para alem de sequencias interminaveis de desafios a sobrevivencia, que tem tanto de bem realizadas como de impossiveis.
Alias nisto de sobrevivencias impossiveis este filme chega a ser anedotico naquilo que os personagens fazem e saem apenas com um arranhao, de forma a deixar Missao impossivel corado, e num filme que necessita de algum realismo para transmitir a mensagem tornar-se quase ficção cientifica e um erro ainda mais grosseiro num filme que mesmo assim reduziu o interesse narrativo da historia original, que já nao era muito ao minimo possivel, o que o torna um filme de acçao com sequencias bem realizado mas extremamente pobre em conteudo.
Dai que o alarme de preocupação com a possibilidade de outros filmes mediaticos virem a ter novas roupagens, já que se seguirem a forma como este funcionou, ira certamente provocar diversas preocupações aos fas destas sagas pelo pessimo trabalho realizado.
O argumento de base e igual ao original ou seja um policia com um amor reprimido pelos desportos radicais tem de se inflitrar num gang de assaltos a bancos e amor pelos desportos radicais de forma a concluir uma enorme investigação.
Em termos de argumento o filme e do mais pobre que surgiu em termos de acção nos ultimos tempos, baseado num filme com traços muito basicos o filme acaba por fazer desaparecer os poucos pontos em que o primeiro filme tinha densidade como a relação entre os protagonistas e mesmo a ambiguidade de decisão de Utah.
Na realizaçao um Cinematografo de filmes de acção a lançar-se em filmes a titulo proprio, aqui realiza com algum empenho as sequencias de acção, detalhada, longas tecnicamente bem feitas pena e que todas elas sejam basicamente impossiveis de acontecer. Ou seja este e um aspecto sempre importante na analise de um realizador que pouco mais conseguira do que estar ao leme de alguns filmes de estudio.
No cast surge talvez um dos maiores handicaps do filme se Ramirez mesmo estando longe da ambiguidade criada por Swazye no filme original consegue em espaços satisfazer os intuitos do filme Luke BRacey é uma das piores escolhas que me recordo para protagonizar um filme desta dimensão, muito limitado em termos de capacidade interpretativa e mesmo em carisma, sendo um dos grandes problemas, entre outros, do filme.

O melhor - A forma como são filmadas as sequencias radicais


O pior - A forma como a relação central foi totalmente esvaziada

Avaliação - D

No comments: