Sunday, February 07, 2016

Regression

Alejandro Amenabar foi nos ultimos quinze anos um dos cineastas mais influentes do cinema espanhol, tendo inclusivamente conquistado o oscar de melhor filmes estrangeira em Mar Adentro. Mas o seu cinema sempre foi muito focado na mante humana e mesmo no cinema de terror onde conseguiu os seus maiores sucessos comerciais e criticos. Ultimamente continua a apostar em filmes que tem obtido pior resposta critica como este filme de terror. Comercialmente continua a fazer bons resultados no pais de origem e os filmes terem alguma divulgaçao nos Estados Unidos.
Regression e sem sombra de duvida o filme mais modesto e mais previsivel de Amenabar, e quando um realizador que tem na sua escrita o seu trunfo e na capacidade da mesma surpreender o espetador, um filme como este ser previsivel e um dos piores defeitos que o filme em si poderia ter, e este tem-no de uma forma muito definida, já que o seu fim e colocado como plausivel desde o inicio do filme.
Por outro lado e um filme que não consegue impressionar no terror adoptado já que as sequencias sao demasiado exageradas, teatralizadas o que lhe tira realismo e ao mesmo tempo impacto, isso que me parece ser um ponto em que o filme investiu já que mesmo nas personagens e seu desenvolvimento e um filme pouco trabalhado de forma a tentar potenciar as sequencias de terror marcado por brutalidade mas que acaba por não ter o resultado esperado.
E assim surje talvez o pior filme da carreira de Amenabar, que nem com bons actores acaba por conseguir fazer no seu terreno algo de significativo. Poucos vao diferenciar este filme de muitos outros de terror serie B que todos os anos são lançados aos quilos pela industria primaria de Hollywood e sendo Amenabar um realizador com um oscar obviamente deve-se pedir e mesmo exigir mais conteúdo aos seus flmes.
A historia fala de um investigação, relativamente a uma jovem que se queixa de ser alvo de abusos sexuais por parte do seu progenitor e mais que isso ter sido submetida a rituais de satanismo, algo que da inicio a investigação de forma a poder recolher indicios dos seus participantes, utilizando para isso a tecnica polemica de regressao.
O argumento parte de alguns principios interessantes como a polemica do metodo avaliativo em desuso que da nome ao argumento como peça central no argumento, perde porque o filme não tem impacto em termos de intensidade de terror e pior que isso o filme e extremamente previsivel, provavelmente o defeito que mais dano causa ao filme.
Amenabar e um bom realizador em contextos do oculto e do paranormal provou-o em The Others, aqui tem um trabalho mesmo neste patamas mais modesto, pouco risco, apenas escolha de bons edificios e pouco mais para fomentar o lado sombrio do filme.
No cast pouco ou nenhum risco, Hawke e um actor que funciona quase sempre com eficacia como policia num papel pouco exigente que cumpre com simplicidade. Watson deveria ter mais luz e impacto no papel, algo que pensei que fosse acontecer pois pensei que a jovem atriz nesta fase da sua carreira apresentasse mais recursos o que ate ao momento não aconteceu. Talvez mais uma grande desilusao do filme.

O melhor – Os edificios escolhidos por Amenabar.

O pior – A previsibilidade de todo o filme, que se emaranha a ele proprio


Avaliação - C-

No comments: