Alejandro Amenabar foi
nos ultimos quinze anos um dos cineastas mais influentes do cinema
espanhol, tendo inclusivamente conquistado o oscar de melhor filmes
estrangeira em Mar Adentro. Mas o seu cinema sempre foi muito focado
na mante humana e mesmo no cinema de terror onde conseguiu os seus
maiores sucessos comerciais e criticos. Ultimamente continua a
apostar em filmes que tem obtido pior resposta critica como este
filme de terror. Comercialmente continua a fazer bons resultados no
pais de origem e os filmes terem alguma divulgaçao nos Estados
Unidos.
Regression e sem sombra
de duvida o filme mais modesto e mais previsivel de Amenabar, e
quando um realizador que tem na sua escrita o seu trunfo e na
capacidade da mesma surpreender o espetador, um filme como este ser
previsivel e um dos piores defeitos que o filme em si poderia ter, e
este tem-no de uma forma muito definida, já que o seu fim e colocado
como plausivel desde o inicio do filme.
Por outro lado e um
filme que não consegue impressionar no terror adoptado já que as
sequencias sao demasiado exageradas, teatralizadas o que lhe tira
realismo e ao mesmo tempo impacto, isso que me parece ser um ponto em
que o filme investiu já que mesmo nas personagens e seu
desenvolvimento e um filme pouco trabalhado de forma a tentar
potenciar as sequencias de terror marcado por brutalidade mas que
acaba por não ter o resultado esperado.
E assim surje talvez o
pior filme da carreira de Amenabar, que nem com bons actores acaba
por conseguir fazer no seu terreno algo de significativo. Poucos vao
diferenciar este filme de muitos outros de terror serie B que todos
os anos são lançados aos quilos pela industria primaria de
Hollywood e sendo Amenabar um realizador com um oscar obviamente
deve-se pedir e mesmo exigir mais conteúdo aos seus flmes.
A historia fala de um
investigação, relativamente a uma jovem que se queixa de ser alvo
de abusos sexuais por parte do seu progenitor e mais que isso ter
sido submetida a rituais de satanismo, algo que da inicio a
investigação de forma a poder recolher indicios dos seus
participantes, utilizando para isso a tecnica polemica de regressao.
O argumento parte de
alguns principios interessantes como a polemica do metodo avaliativo
em desuso que da nome ao argumento como peça central no argumento,
perde porque o filme não tem impacto em termos de intensidade de
terror e pior que isso o filme e extremamente previsivel,
provavelmente o defeito que mais dano causa ao filme.
Amenabar e um bom
realizador em contextos do oculto e do paranormal provou-o em The
Others, aqui tem um trabalho mesmo neste patamas mais modesto, pouco
risco, apenas escolha de bons edificios e pouco mais para fomentar o
lado sombrio do filme.
No cast pouco ou nenhum
risco, Hawke e um actor que funciona quase sempre com eficacia como
policia num papel pouco exigente que cumpre com simplicidade. Watson
deveria ter mais luz e impacto no papel, algo que pensei que fosse
acontecer pois pensei que a jovem atriz nesta fase da sua carreira
apresentasse mais recursos o que ate ao momento não aconteceu.
Talvez mais uma grande desilusao do filme.
O melhor – Os
edificios escolhidos por Amenabar.
O pior – A
previsibilidade de todo o filme, que se emaranha a ele proprio
Avaliação - C-
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