Thursday, February 04, 2016

Truth

Um filme politico sobre a campanha eleitoral e as polémicas da segunda eleição de Bush com Blanchet e Redford nos principais papeis, tinha todos os ingredientes para ser um óbvio candidato na época de prémios. Contudo avaliações demasiado medianas acabaram por colocar o filme demasiado cedo fora da corrida, tendo ajudado a fraca prestação comercial de um filme que quis ser mais polemico do que realmente chegou a ser.
É obvio que estamos perante um filme com muitos ingredientes interessantes, desde logo o jornalismo de investigação, os temas, a força politica as jogadas de bastidores na politica, poucos foram os filmes que na sua duração tocavam em temas tao importantes como este. O unico problema do filme pelo menos o maior deles, foi o timming, desde logo nas aproximaçoes eleitorais foi claramente considerado como propaganda anti republicana, no caso concreto anti Bush, o facto do jornalismo de investigação ter tido no presente ano um filme mais unanime, e acima de tudo mais detalhado como Spotlight, e o facto de ir contra uma das maiores cadeias televisivas norte americana fez com que o filme ganhasse naturais anti corpos.
Mesmo assim o filme estando longe do que por exemplo Spotlight conseguiu é um filme que no lado do jornalismo de investigação acaba por ser bastante promenorizado na forma com que consegue potenciar o espirito de equipa em todo o trabalho, a complementariedade entre personagens. Na segunda parte e no conflito profissional o filme perde gas, perde objetividade com os avanços e retrocessos levando o filme para um nivel de mediania que prejudicou um filme aparentemente imponente.
E neste desnivelar de partes que o filme tem o seu calcanhar de aquiles, mais que isso a polemica relativamente à forma como os factos sao relatados no filme que foi considerado por alguns dos envolvidos por como muito parcial e por outra metade como extremamente factual. A polemica existiu mas o filme nao conseguiu o sublinhando que muitos esperavam que conseguisse.
A historia fala de uma equipa de produçao do programa 60 minutos que começa a investigar a forma como George W Bush passou pelas forças armadas americanas e a possivel ocorrencia de ilicitos na forma como tudo ocorreu, o que vai colocar em causa o profissionalismo e os objetivos de cada um dos envolvidos.
O argumento tem duas partes completamente distintas, uma primeira com impacto, com cenas intensas, e uma segunda obviamente mais lenta, menos emotiva, e que se torna num debate juridico mais parado.
Na realizaçao para filme de estreia podemos dizer que temos bons momentos de realizaçao com o filme a conseguir por vezes tirar a intensidade das cenas que e possivel, sem nunca colocar de lado algum risco artistico pena e que o filme nao tenha sido o sucesso esperado mas mesmo assim podemos estar atentos ao trabalho deste jovem realizador.
No cast Blanchet e sinonimo de qualidade, com um papel exigente, dificil com diversos momentos ao longo do filme que a actriz interpreta com a segurança e intensidade reconhecida, importante e carismatica a presença de Redford num papel tambem ele mais carismatico do que dificil, bom registo para Topher Grace há diversos anos afastados de bons papeis, mas que aqui tem um papel bastante aceitavel.

O melhor - A primeira parte do filme.

O pior - A forma como a segunda perde intensidade quando deveria acelerar para maior impacto

Avaliação - C+

No comments: