Saturday, February 27, 2016

Crouching Tiger, Hidden Dragon: The Sword of Destiny

Há dezasseis anos o mundo do cinema ficava surpreendido e fascinado pelo bailado criado por Ang Lee, numa produção exclusivamente oriental que acabaria por ser uma surpreendente caso de sucesso e talvez o mais conceituado filme de artes marciais dos ultimos vinte anos. Pois bem agora com a chancela da Netflix surgiu a sua sequela, repetindo apenas um dos protagonistas do primeiro filme, criticamente as coisas estiveram bem longe do sucesso do primeiro filme com avaliações medianas comercialmente e sempre muito dificil medir o sucesso de um filme netflix.
Claramente estamos perante um filme muito pior em todos os niveis do que o primeiro, mas isso penso que não seria surpreendente para ninguem, temos uma versão comercial que potencia mais a acção menos a historia, com talvez mais cuidados tecnicos mas ao mesmo tempo claramente mais vazia em termos de valores o que para um filme de artes marciais e claramente nocivo. Parece um videojogo limitado ao maximo em termos de argumento para potenciar as lutas e tornar as mesmas num espetaculo unico de bailado.
E é o que registamos algumas sequencias de luta bem treinadas sempre em contextos preparados ao promenor, mas uma inexistencia total de personagens ou mesmo algum tipo de objetivo narrativo, demonstrando na minha opiniao o erro de efetuar este filme, já que nos parece que um conceito tão funcional como o primeiro a todos os niveis não deve ser nunca retocado pois a probabilidade de o estragar e quase sempre o caminho em face da dificuldade de o inaltecer.
Ou seja uma hora e meia para apaixonados de serie B com cenarios de primeira linha, mais puro para os amantes simples de cinema de artes marciais mas incapaz de satisfazer minimamente os amantes do cinema em geral, é claramente um filme menor e ter este selo faz com que a desilusão seja um sentimento permanente.
A historia segue o destino da espada e a tentativa de um vilao ter em sua posse a espada central que o vai fazer governar o mundo samurai ai uma velha conhecida unica a outros personagens proprios unem-se para combater um exercito em clara maioria.
O argumento e totalmente vazio quando comparado com o primeiro filme, os valores tipicos nos filmes orientais estão presente mas pouco trabalhados como honra, vingança e respeito e isso faz com que o filme seja apenas contexto para as sequencias de luta.
Em termos de realização temos um inexperiente realizador conhecedor das tecnicas para o filme resultar, uma boa escolha de contextos e cenarios acabam por dar ao filme alguma grandiosidade visual sendo este capitulo aquele que mais destaque merece sublinhar.
Em termos de cast so Yeoh repete o papel, e acaba por ser o epicentro do filme, de resto penso que o filme não foi feliz nas substituições que efetuou principalmente em Donnie Yen longe do carisma que Fat tem, e o filme ressente em muito os défices do primeiro.

O melhor – A riqueza visual

O pior – A pobreza narrativa


Avaliação – C-

No comments: