Saturday, February 27, 2016

Kung Fu Panda 3

São diversas as sagas de animação que nos ultimos anos viram a luz do dia pelos estudios maiores como a Dreamworks e Disney. Da primeira e apos esgotar completamente o franchising Shrek Kung Fu Panda foi aquele que melhores resultados comerciais obteve, dai que foi surpreendente este terceiro filme aparecer quase silenciosamente no sempre cinzento mês comercial de janeiro. Novamente com uma boa recepção critica que tem sido habitual em toda a saga, motivado ou não por esta opção de calendario os resultados foram obviamente menores quando comparados com os primeiros filmes, sera um forma de baixar a expetativa antes do lançamento?
Kung Fu Panda teve dois filmes que no terreno de animaçao ganharam algum espaço, dai que seja normal que ao terceiro filme as ideias estejam algo esgotadas assim como as personagens. O filme tenta inovar trazendo à cena alguns novos personagem e um novo ambiente, mas logicamente e ao terceiro filme as coisas tornam-se mais dificeis de inovar dai que o filme é mais repetitivo em truques, no estilo de realizaçao e mesmo na comedia quase sempre ligeiramente mais infantil do que o primeiro filme.
Alias as inovaçoes do filme sao quase nenhumas o que e comum tendo em conta que grande parte dos fas do filme sao crianças mas em termos de valor isolado do filme podemos dizer que deviamos esperar mais, ou seja, uma evoluçao maior ou pelo menos um acontecimento mais marcante que pautasse o filme, embora seja facil perceber que quem gostou dos primeiros filmes tambem o vai fazer deste, e que este e claramente um filme menor e menos ambicioso quase so para ganhar mais uns euros ao franschising.
Nao sei se o objetivo e continuar o puxar de um filme que sempre foi um sucesso comercial para Janeiro parece indicar o abandono do estudio ou uma menor aposta nestas personagens, este filme demonstra que ele já deu tudo a dar, porque assim como muitos dos filmes do cinema de animação o medo de arriscar faz dos filmes obvios e desgastados e é o que temos aqui.
O filme segue a hitoria de Po, que desta vez vai ter de encontrar o segredo para se tornar um mestre dragão, quando se ve atacado por um vilao, e se tem de refugiar junto das suas origens.
O argumento e em termos de inovação quase ou nada de inovador, novamente tem uma boa mensagem de descobrirmos aquilo que realmente somos, e isso acaba por ser importante, embora nos pareça uma ambiçao demasiado adulta para um filme juvenil, de resto podemos dizer que tudo e obvio.
Em niveis de produçao observa-se um desinvestimento, não porque o filme não esteja ao nivel dos anteriores mas porque não marca uma inovação, algo que os anteriores tinham feito, mesmo assim tem um nivel elevado dentro da animaçao.
Poucos filmes de animaçao tem um cast de vozes tao rico como esta saga que neste filme ainda adquire novas figuras, todos com personagens proximos das carreiras, mas onde os de sempre pontificam e marcam posiçao.

O melhor – A mensagem

O pior – Perceber-se um desinvestimento na saga. Um filme com quase nenhum risco


Avaliação - C

No comments: