Tuesday, February 16, 2016

My All American

Os filmes de futebol americano sobre algumas das maiores façanhas deste desporto é tradição no cinema de Hollywood, contudo poucos são os filmes que conseguem chamar a si particular relevância principalmente no que diz respeito à analise quantidade qualidade. Este ano, mais um desses filmes viu a luz do dia, este pequeno filme que chumbou rotundamente na exigente critica americana com avaliaçoes negativas, e comercialmente também, demonstrando alguma falta de ligação do filme com os espetadores do género.
Sobre o filme podemos dizer que se trata de um filme tradicional na abordagem a filmes sobre futebol americano, mesmo na forma irritante com que caracteriza esteriotipadamente os personagens secundarios, parece sempre que ja vimos todos os elementos deste filme noutros filmes semelhantes onde apenas muda a cor das equipas e o estilo de realização.E é aqui nesta ultima que reside algumas das deficiencias relativas do filme, já que o filme nunca consegue dar grande intensidade ou que estes segmentos ganhem particular evidencia no filme em si.
Muito pelo contrario e sempre um filme com ritmo pousado que gosta de ser adormcido numa narrativa de telenovela, emocional mais que racional mas que mesmo neste vetor nunca consegue intensificar os conflitos no filme, e um filme maioritariamente positivasta mas irrealista principalmente na construção do seu protagonista e na sua definiçao.
Num periodo em que somos totalmente inundados com filmes sobre desporto, alguns mais complexos outros como estes mais diretos ao ponto, parece-nos sublinhar a importancia destes filmes terem qualquer sublinhado próprio o que neste caso não ocorre, parece sempre um filme pouco ambicioso que apenas espera calmamente pelo seu término sem grande alarido ou diferenciaçao
A historia fala de um jovem com poucas condiçoes fisicas para ser jogador profissional mas com muita vontade, pelo que segue a sua carreira e a forma como este com dedicação e valores morais íntegros consegue fazer vincar o seu valor.
O argumento e limitado é aqui que surgem os primeiros problemas do filme, pela forma quase basica com a narrativa nao desenvolve nao sai do lado pouco complexo, as personagens e os acontecimentos sao quase sempre extremamente esteriotipados.
Na realizaçao um adepto dos filmes sobre futebol americano que marcaram quase toda a sua carreira aqui falta mais rasgo mais vigor nas sequencias de jogo que poderiam levar um filme muito modesto para outro nivel de espetaculo. Mas aqui talvez os meios nao fossem os maiores.
No cast pouco ou nada de risco, Eckhart esta numa fase menos boa da carreira colecionando protagonismo em filmes menores, o que é pouco para um actor que ja teve outro tipo de carreira, ao seu lado o jovem Wittrock cujas parecenças demasiado obvias com Di Caprio muito potenciadas no filme pode ser um handicap para a sua carreira, num nivel muito inferior ao que apresentou em The Big Short.

O melhor - Ser um filme sem grandes riscos narrativos.

O pior - Ser claramente um filme pior em termos comparativos

Avaliação - C-

No comments: