Saturday, February 20, 2016

Victor Frankenstein

Existe algumas historias eternas que de anos a anos tem uma nova roupagem no cinema, pois bem Frankenstein era uma desses filmes pese embora recentemente tenha saido um filme de açao na personagem criada. Este filme com um realizador ultimamente mais relacionado com um mundo da televisão prometia alguma investimento, mas rapidamente se perceber que seria um filme para ser no futuro ignorado no que diz respeito aos filmes de Frankenstein desde logo porque criticamente foi um desastre e comercialmente ainda conseguiu ser pior.
Sobre o filme podemos dizer que os primeiros dez minutos são conseguidos, na introdução das personagens e da forma como as mesmas se conhecem dá a ideia que seria uma adaptação quase Guy Ritchie ou seja um restilo rebelde britanico de contar a historia já conhecida ou pelo menos o que leva a essa história. Mas rapidamente este estilo desaparece e temos um filme muito mais pausado mais na loucura das persoangens com sequencias de pessima acção que parecem retiradas do pior dos Residen Evil.
Esta opção por um filme claramente mais proximo da acção serie B com opçoes simples acaba por ser talvez o maior erro do filme, e obvio que o tornou mais facil de concretizar mas isso muitas vezes e o que diferencia o resultado que um filme consegue ou não, aqui parece que apos uma introduçao prometedora o filme se torna num objecto sem carisma, sem originalidade que apenas joga com um ou outro efeitos especial e mesmo esses de qualidade duvidosa.
Por tudo isto um franchising completamente desaproveitado, que nem o nome da personagem conseguiu rentabilizar, um claro filme que acabara facilmente por entrar no esquecimento e para nos lembrarmos de um filme de Frankenstein quase que temos de recuar até ao filme de Branaghan que apesar de tambem não ter sido um sucesso critico conseguiu ser no minimo fiel a historia.
A historia vai um pouco antes da criação do monstro e fala da ligação de Victor com o seu auxiliar Igor, alias o filme parte do ponto de vista de uma pessoa que toda a vida foi propriedade de outros e com a ajuda do criador consegue ganhar um vida propria para alem de respirar.
Em termos de argumento o filme no final até pode ter mais sumo em termos de interpretação do que propriamente deixa antever durante a sua duração, mas este significado acaba por ser totalmente escondido por um filme reduzido nos valores naturais de um argumento.
Um veterano na realização que já teve alguns sucessos em Hollywood principalmente em comedias negras que aqui e insipirado pela sua passagem pela serie Sherlock tenta dar algumas das ideias da serie num filme, mas nunca consegue dar ao filme qualquer exercicio de estilo ou mesmo assinatura pessoal, talvez tenha de treinar mais na tv para regressar ao cinema.
No cast podemos dizer que as opçoes ate pareciam interessantes mas acabam por não funcionar Radcliff ainda demonstra dificuldades em ser realista na forma como nos da os momentos mais dramaticos sendo minha opiniao que de momento funciona bem melhor em comedia, por outro lado Macvoy funciona melhor em intensidade dramatica mas a personagem acaba por ser demasiado histerica.


O melhor – Os primeiros dez minutos.

O pior – A forma como o filme se aproxima nos restantes de filmes de serie B como Underworld ou mesmo I Frankenstein


Avaliação - C-

No comments: