Friday, November 20, 2015

Transporter: Refueled

Quando anunciaram um reboot de Transporter sem a presença do seu tipico protagonista ou seja Jason Statham de imediato pensei que meio caminho para o insucesso esta criado, desde logo porque a historia em si era limitada, e não se antevia alteraçoes nesta dinamica e por Statham funciona como poucos neste tipo de papel de pouca palavra muita acção. Pois bem o vaticinio estava correcto criticamente o filme foi um desastre num terreno que os anteriores tambem nao foram porficuos, mas comercialmente foi onde tudo desabou com resultados muito longe dos sucessos que a saga obteve ao longo dos anos.
Sobre o filme começo por dizer que pese embora reconheça o carisma de Statham para este tipo de papeis de acçao simples, nunca fui um fa claro de filmes com falta de complexidade narrativa. E este nisso é fiel ao original, basicamente temos quase nada a esclarecer o motivo das personagens, mas muitas preseguições a serem elas a protagonista da saga onde o unico realmente momento potenciado é mesmo as virtudes do carro. O problema e que se na teoria tudo e igual na forma de fazer existe muitas diferença a começar pelas frouxas e inarraveis preseguiçoes, o unico ponto onde este filme nao podia falhar, acaba por faze-lo, com frouxas e nada espetaculares sequencias de carro, que tem tanto de ridiculas como simplistas.
Mas o grande problema que alias segue toda a saga e a linearidade absolutamente pobre do filme, ou seja basicamente temos uma definiçao dos primeiros dez minutos de bons e maus, a luta entre eles, uma serie de frases feitas como se fossem dialogos comuns e uma tentativa de humor completamente falhada na personagem do pai do protagonista. A piorar tudo um filme realizado na riviera francesa que nunca aproveita a riqueza paisagistica deste espaço.
Por tudo isto e facil explicar as razões pelas quais a saga nao funcionou, e que viveu durante muitos anos num soro que sao os fas de Statham, que como e obvio viram pouco interesse num filme que nada inova e ainda para mais perde o seu protagonista. Provavelmente apenas veremos novamente Transporter de Statham quiser regressar caso contrario, podemos dizer que acabou.
O filme fala de um motorista que e contratado inicialmente por tres prostitutas decididas a dar o golpe ao lider de uma mafia, contudo a ajuda nao vai ser totalmente a acordada mas faz parte de um plano maior em que o motorista e muito mais que um simples veiculo de transporte.
E no argumento que reside a maior parte dos problemas do filme, porque quer dar todo o protagonismo as sequencias de acçao e perde dois pontos fundamentais, desde logo as personagens e os dialogos, sendo a linhagem narrativa ja ela pobre, tudo resulta num vazio total.
Na direcção do filme, um realizador da escola Besson, que deu o salto no ultimo filme de Paul Walker, já esse longe do sucesso e que aqui tem a sua obra com mais meios, mas que falha em toda a linha, todas as sequencias de acçao nunca tem força, e pior que isso as de luta são irritantes por excesso de movimento da camara que limita o alcance. QUando num filme a acção e protagonista e nao resulta so podemos dizer que a realização não funcionou.
No cast, temos quase ou nenhum risco, tudo criado de novo com actores pouco ou nada conceituados oriundos de pequenos papeis nas series.Ed Skerein, actor que deixou a guerra dos tronos para fazer este filme e um erro de cast, cheio de tiques de inexperiencia tornam a personagem num boneco que nunca foi com Statham, e das escolhas que provavelmente condicionara uma carreira.

O melhor - O carro

O pior - Tudo o resto

Avaliação - D-

No comments: