Sunday, November 15, 2015

The Stanford Prison Experiment

Este é um projecto que passou muito tempo na antecamara da produçao, o que fez com que ao longo do tempo ocorresse alteraçoes principalmente no cast já que o objectivo de colocar jovens no epicentro do filme, exigiu que se fosse actualizando os possiveis casts. O filme surgiu sem grande alarido, numa produçao obviamente independente que conseguiu resultados criticos interessantes pese embora não tenha praticamente existido na critica.
A experiencia de Zimbardo e mais que uma experiencia em si, uma discussão sobre a etica em termos de experiencias de ciencias com seres humanos no caso concreto a psicologia. O filme tinha um problema ao tentar contar a historia não poderia fazer ela mais do que realmente ela foi, dai que temos quase um documentario de sequencias longas de confronto mais psiquico do que fisico e o conflito interno de um mentor em manter a sua ideia. Mas grande parte disto por ser recolhido da realidade e limitado pouco abrangente e o significado poderia ser diferente. Dai que poderia funcionar bem melhor um filme baseado mas que fizesse outros factos da historia, que poderiam ter o mesmo resultado, mais sublinhado mas não teria o impacto do True Eventes.
Os probelmas do filme não sao dele mas do que realmente aconteceu e aqui o facto das personagens mais cativantes irem desaparecendo do filme sem nunca existir nenhuma que as contraponha, parece demasiado fragmentado em termos de cada personagem ter um bloco dai que o resultado final embora interessante e extremamente util numa discussao do que ali foi feito nem sempre funciona da melhor maneira em termos cinematograficos.
A mais valia do filme e a forma simples com que consegue criar uma intensidade e um clima de explusao sem nunca recorrer a uma violencia gratuida, e um filme com grande intensidade e impacto psicologico que vai crescendo com a duraçao do filme já que inicialmente tudo parece demasiado gratuito.
O filme fala de uma experiencia em que se juntam diversos jovens divididos em guardas e reclusos numa prisao ficticia de forma a perceber a interaçao dos mesmos durante duas semanas, com o passar do tempo a experiencia torna-se um autentica realidade.
O argumento quer ser factual, e acaba por se tornar demasiado documental pois não tem a opçao de fazer diferente, parece obviamente que não existindo esta opçao o campo de trabalho seria bem mais rico, os dialogos mais fortes e o filme essencialmente mais definido, mesmo assim de realçar a forma com que a intesnsidade psicologica e criada no filme.
Kyle P. Alvarez e um realizador novo que teve aqui o seu projecto mais visivel, e interessante a densidade do ambiente fechado que consegue criar, com um filme maioritariamente criado num corredor, é um bom começo de alguem que pode criar uma carreira interessante iniciando sustentadamente em filmes como este.
Temos aqui um naipe de actores jovens em ascenção que tem aqui um bom filme para darem mais um salto, Miller, Mann, Sheridan e particularmente Angarano, num regresso depois de em pequeno ter surpreendido tudo e todos com o seu Quase Famosos, tem bons papeis, daqueles que fazem actores das idades deles darem o salto, alguns não o precisvam como Miller e Mann, mas rapidamente estes actores serão casos serios. DO lado dos adultos Crudupp sem ser uma primeira linha é sempre competente.

O melhor – A intensidade do conflito psicologico que o filme tranmite.

O pior – As barreiras do que realmente aconteceu, não ser o mais cinematografico


Avaliação - C+

No comments: