Saturday, November 07, 2015

Ant-Man

Esta aberta a segunda fase de super herois da Marvel com filmes so para si, essa estreia ficou aguardada para este pequeno super heroi, numa tentativa da Marvel rentabilizar algumas das suas figuras. E este inicio começou bem já que este filme conseguiu entrar no espirito Avenger que começou logo em todo o markting do filme mas tambem em termos de resultados comercialmente o filme conseguiu bons resultados a nivel mundial, tendo em conta que não e um super heroi muito conhecido e mais que isso e a estreia do franshising mas tambem criticamente com avaliaçoes essencialmente positivas.
Sobre o filme, observar um filme de super herois com um protagonista exclusivamente ligado a comedia como Paul Rudd e um realizador do mesmo genero como Peyton Reen deixou muita vez expectante na forma como o filme ia sair. Pois bem o filme para alem de ser de super herois e jogar com toda a realidade Marvel tem espaço para ser um filme de Peyton Reed no humor facil, por vezes fisico, e não sendo aperciador da maior parte dos filmes do realizador tenho que dizer que neste caso funcionou já que temos um filme engraçado, curioso e com boa acção todos os ingredientes para um filme Marvel.
Muito do fascinio do filme tem na forma e nas curiosidades do heroi em formato formiga, o que permite um conjunto de situaçoes completamente insolitas que funcionam tanto na exploraçao de efeitos especiais premissa fundamental de um filme de grande estudio mas tambem na componente humoristica, principalmente na sequencia final. O humor fica tambem a cargo de personagens secundarias mais ai já uma estrategia usual da produtora.
Do lado negativo um argumento limitado demasiado directo ao ponto algo que acontece nos herois menos fortes da Marvel, mas que aqui nos parece demasiado, parece-nos que o filme sendo o primeiro deveria ser mais contextualizado o que nunca consegue ser percebemos que em deterimento de mais longas sequencias de acçaoa a ligaçao das persoangens acaba por ser posta de lado, e falha tambem pela falta de força de um vilao que pouco ou nada da ao filme.
A historia fala de um ex presidiario que não consegue arranjar emprego que é salvo da cadeia por um estranho cientista que lhe propoe usar um fato que o transforma numa formiga para impedir que um seu disciplo utilize a mesma estrategia como uma arma militar.
O argumento e basico nas suas componentes narrativas na forma esteriotipada com que acaba por definir a maior parte das personagens. Tem como grande vantagem a forma como consegue integrar o humor, funcional nos principios do filme, ou seja a diferença entre as realidades nos diferentes tamanhos.
Peyton Reed tem aqui a realizaçao com mais meios que alguma vez teve nas mãos, como realizador de comedia sabemos que funciona aqui consegue utilizar bem os efeitos, principalmente nas diferentes realidades em proveito do filme e da comedia, e isso podemos dizer que sem ser magnifico e um optimo trabalho.
No que diz respeito ao cast, eu não sou fã de Paul Rudd, e parece-nos obvio que e o personagem que se adapta ao actor e não o contrario o que pode ser discutivel e que apenas funciona porque tudo e assim adaptado tenho mais dificuldades em perceber como se ira integrar num conjunto de protagonistas onde perderá obviamente força. Boas escolhas de Douglas, Lilly e Pena no apoio, pessima escolha de Corey Stoll em subida de forma como vilão, e um actor com demasiados recursos que não consegue utilizar numa personagem simplesmente ma


O melhor – A forma como a comedia e integrada no filme.

O pior – A falta de um vilão de peso


Avaliação - B-

No comments: