Wednesday, September 02, 2015

Southpaw

Quando este filme foi anunciado muitos pensaram que seria o regresso de Fuqua a um cinema mais de autor, depois da excelente estreia com Training Day, mas que com o tempo acabou por ser dado mais merito a Ayer o argumentista do que propriamente ao seu realizador. COntudo rapidamente as primeiras criticas demasiado medianas acabaram por denunciar que seria mais um filme ordinário igual a muitos outros. Comercialmente o valor de Fuqua e ligeiramente maior e unido a uma boa presença de Gylenhall conseguiu resultados no minimo consistentes.
Confesso que tinha experença neste filme, não só pela historia mas pelos trailers que mostravam um protagonista com disponibilidade fisica para a personagem e intensidade emocional. E depois de ver o filme, o resultado final e no minimo um pouco aquem. Não que o filme nao tenha a intensidade emocional prometida no trailer, tem alias todo o filme vive dessa emoçao da ligaçao emotiva entre personagens. E esse é talvez o problema no resto do filme, nunca ter a racionalidade para ser algo diferente, para ter algo marcante ou seja dialogos situaçoes, ou mesmo o corpo narrativo.
O sentido que temos e que estamos perante uma boa produçao com bons elementos em todos os pontos, mas que estamos perante um filme demasiado obvio, ou seja em que tudo acontece by the book da forma que desde inicio sabemos que ia acontecer. E no cinema actual principalmente nos grandes filmes a capacidade de surpreender e um segredo dos melhores.
Ou seja não que estejamos presente uma mau filme, nada disso estamos perante um filme que chama a si bastante competencia temos e um filme que lhe falta vida, racionalidade deixando tudo nas mão de um coração forte que emociona o espetador mas que no final sente a falta de alguma coisa. Ainda para mais quando a parte mais intensa do filme, que era a ligação e a boa quimica entre Gylenhall e McAdams rapidamente desaparece e o filme assim como a personagem fica orfã do lado feminino
A historia fala de um conhecido lutador de boxe que ve a sua esposa falecer num acidente depois de um confronto num evento publico com um seu adversario. Levado à falencia tenta recuperar a carreira e a filha com a ajuda de um treinador carismatico para quem a vida tambem ja foi madrasta.
O argumento no seu corpo geral e obviamente limitado, principalmente porque nao consegue ter nenhum ingrediente novo, nas personagens e dialogo e muito menos no desenvolvimento do filme. Já em termos de emoçao o filme consegue ser intenso mas essa e talvez a forma mais facil que o filme consegue adquirir.
Fuqua e um realizador com qualidade mas cujos filmes parecem sempre ter algumas crises de maturidade, aqui quando todos pensavam que poderia ter o salto para a primeira linha acaba por perder por excesso de normalidade, pela falta de risco, que esta bem presente mas que acompanha na realizaçao. COmeçam a surgir duvidas se alguma vez terá um lugar na primeira linha de autores.
No cast Gylenhall e uma aposta certa, tem intensidade emocional, tem disponibilidade fisica tem carisma, e daqueles actores que em boa forma cabe em qualquer tipo de elenco com capacidade de o liderar. Aqui transmite isso, tem em si o melhor do filme, e combina bem com McAdams a subir de forma e que consegue ter o brilho que o filme necessita enquanto está presente. Os restantes nunca estao perto dos seus protagonistas.

O melhor - O coração bem presente na interpretação de Gylenhall

O pior - A falta de rasgo do argumento

Avaliação - C+

No comments: