Monday, September 14, 2015

Straight Outta Compton

É conhecida a fixação de Hollywood por biopics musicais de algumas das figuras mais singulares do mundo da musica. Este ano surge este biopic sobre um grupo que deu origem ao rap gangsta que mais tarde se transformou no hip hop. Mais que um filme sobre um grupo assumiu ser um filme sobre um estilo de vida, bem proxima da atualidade razºão pela qual o filme se tornou espontaneamente um dos sucessos de verao nos EUA, onde tem outro impacto pese embora os resultados sejam quase residuais no resto do mundo. Criticamente as coisas tambem correram bem com avaliaçoes essencialmente positivas.
Falar de NWA é incontornavel não falar dos seus componentes e da sua descendencia. E um daqueles filmes que mais que um filme de musica atesta num contexto politico especifico, e tambem num contexto social proprio onde o filme foi criado. E como qualquer filme que quer ser arma de denuncia estamos perante um filme politicamente muito sectario, o que me parece um defeito logico.
Tenta encontrar o melhor de cada um deles e no caso de Dr. Dre ou Ice Cube acaba por ter muito por onde valorizar principalmente na forma como estes deram a volta e assumiram-se como figuras maiores da arte, esquece e o lado negativo de outros elmentos bem como da pouco enfase a forma como tudo começou e a origem do dinheiro para a produtora obviamente relacionada com traficod e drogas.
Agora e obvio que em momentos de alguma operssão foi um grupo de discussão, um pioneiro num rap agressivo de denuncia. Agora surpreende-me uma biografia de uma banda que durou menos de uma decada e em grupo bem menos, parece-me uma homenagem poderosa dos intervenientes ainda vivem ao seu amigo e mentor entretanto falecido.
A historia fala da constituição dos NWA, a polemica do seu algum com o titulo do filme, e a forma como estes se separam, numa autentica batalha entre empresas discograficas, bem como o desfecho que teve em cada uma das vidas de cada um.
O argumento e simples, a musica assume clara proponderancia num filme longo que utilzia diversas vezes momentos musicais, é emotivo e trabalha bem principalmente na parte final a uniao entre protagonistas. Nao sendo uma abordagem creativa, e uma abordagem objectivo, pena e que seja demasiado parcial.
Na realizaçao Gary Gray e o realizador inserido na comunidade do filme, dai que a saiba filmar com o lado negro que ela sempre quis ter. Nao temos muitos truques, temos uma realizaçao crua, de um realizador de filmes afro americanos que tem aqui o seu maior sucesso,
No cast um grande trabalho na forma como descobriu actores com muitas semelhanças fisicas com cada uma das figuras da NWA. De resto o filme não exigia nada de especial, presença e pouco mais, e isso o filme consegue ter.

O melhor – A musica como expressao de opiniões independente do conteudo das mesmas

O pior – Nao ser um filme objectivo na analise dos altos e baixos



Avaliação - C

No comments: