Wednesday, September 09, 2015

Before We Go

Todos os actores a determinada altura da sua carreira apostam por uma tentativa de se encontrar na realização. Em 2014 e com uma obra bastante intimista tivemos Chris Evans, conhecido actor de filmes de super herois. Pese embora o conteudo do filme, criticamente as coisas não resultaram com avaliaçoes essencialmente negativas. Ja comercialmente o filme também estreou sem grande divulgação pelo que os resultados tambem eles foram bastante curtos. Ficara por aqui esta carreira? A ver vamos.
Sobre o filme são obvias as influencias neste filme da obra de Linklater com a sua triologia Antes. Ou seja a forma de juntar dois estranhos numa noite numa cidade, neste caso o lado menos conhecido de Manhattan, e claramente uma homenagem a forma como Linklater brilhou na sua triologia. Contudo as semelhanças acabam por ser nocivas para o filme. Ja que a forma como o outro atraves de conversas vulgares consegue fortalecer a relaçao acaba por nunca aparecer aqui. Tendo por necessidade ser mais directo mais emotivo, e por conseguinte muito menos real.
Não que o filme e a quimica entre o casal não funciona, muito pelo contrario nos silencios e na interpretaçao dos mesmos o casal acaba por ter força e o lado menos conhecido de Nova Iorque acaba por ser o contexto ideal para um filme romantico, que o filme consegue ser, sem ter temas tabus como relaçoes anteriores. Pena e que a forma como a relaçao e construida seja muito menos sustentada e natural do que na comparaçao obvia que o filme tera sempre.
Em resultado um filme que entra num genero que em termos de intensidade emocional funciona bem, principalmente no contexto citadino perfeito, mas que perde naturalmente por comparaçao. E facil encontrar defeitos quando o filme tenta ir buscar algum fundamente a uma obra prima e esse e o grande erro do filme, ja que sera sempre um filme menor para o estilo.
A historia fala de dois desconhecidos que se encontram em Nova Iorque e estão os dois sem muito que fazer e alternativas pelo que começam a passar a noite juntos. Esta noite sera importante para algumas decisoes nas relaçoes e futuro de ambos, onde o outro se vai tornar fundamental durante essas opçoes.
O argumento tem algumas virtudes, num filme que vive essencialmente de dialogos. Pode ser menos espontaneo do que outros do genero, mas emotivamente o filme funciona, retira o lado mais romantico de cada um dos personagens, em noventa minutos de cinema e dialogos mais emotivos do que racionais.
Chris Evans e um realizador que me parece com mais conteudo de que como actor, mais simples, mais de destaque a personagens, pena e que o filme nao tenha tido o resultado obtido pois demonstra aqui alguns detalhes que podem fazer dele um realizador interessante.
Como actor Evans tem limitaçoes como protagonista, e não são de hoje, pese embora as personagens tenham uma quimica facil, o filme nunca exige nada de extraordinario a dois actores vulgares que nao se suplantam em grupo.

O melhor - A forma como estes filmes sem grande trabalho conseguem atingir o objectivo de serem romanticos

O pior - Entrar num genero que tem uma das maiores triologias do cinema, e não conseguir fugir à comparação


Avaliação - C+

No comments: