Friday, September 04, 2015

Z for Zacharian

Todos os anos existem muitos filmes que constam das listas de possiveis surpresas para o final do ano. Quando assistimos um desses filmes ter a sua estreia em pleno Agosto e em poucos cinemas e porque as suas expetativas são curtas. Assim nos parece ter este filme que em termos criticos pese embora tenha saido com uma nota moderadamente positiva foi insuficiente para ter o balanço necessario para mais altos voos acabando por comercialmente não existir.
O Sci Fi e na minha opiniao um dos territorios mais proeminentes do cinema actual e podemos sem duvida dizer que não precida de grandes efeitos, precisa de creatividade. Neste filme não podemos dizer que a creatividade esta em grande quantidade já que pensamos que este filme poderia plenamente ser feito numa aldeia abandonada sem qualquer tipo de tese apocaliptica a segui-lo. Contudo parece um bom contexto para um filme razoavel de personagens de diferenças e de auto estima.
E na diferença entre personagens principalmente nas duas principais que reside a maior força do filme, a forma como estes acabam por combater um ao outro as formas de vida, e mais que isso as diferenças de crença e prioridades, sem nunca ser um verdadeiro filme de amor consegue com que a relaçao va fortalecendo sem nunca perder o espirito erratico de cada um dos pilares, com a introduçao de um elemento distrator.
E obvio que falta contudo muitos ingredientes ao filme, desde logo um intensificador de emoçoes numa situaçao limite e apesar de subtilmente o filme mostrar esse lado tem lado de o explorar nas imagens preferindo uma opçao de realizador que para mim e discutivel que e fazer o espetador perceber e esconder. Parece-me um truque primario demasiado fora do circuito para um filme com esta escolha de cast, Nao necessario já que poderia ter encaminhado o filme para uma simplicidade mais concreta naquele cenario.
A historia fala de uma mulher que consegue sobreviver a extinsão da especie humana por estar localizada num vale, ai encontra um engenheiro tambem sobrevivente que ajuda a curar-se da exposiçao radiotiva com quem começa a aproximar-se ate a chegada de um terceiro elemento que vai transformar tudo num triangulo amoroso.
Em termos de argumento sem ser nada claramente brilhante ou com capacidade de chamar a si grande atençao e um filme com alguns pontos interessantes o contexto para a historia esta la sem nunca querer o protagonismo. E intenso mesmo que subtilmente e explora bem as diferenças entre as personagens.
Na realizaçao temos um jovem oriundo do lado B do cinema, com aqui mais meios e mais actores, parece ter dificuldade em fugir do lado mais indie e o filme não ganha com isto. Parece que não tem elementos diferenciadores ou porprios suficientes para uma assinatura pelo que deveria ser talvez mais formal.
No cast Robie tem o seu primeiro papel em que a estetica e posta de lado, e parece perder chama, ou seja, parece-nos uma actriz que de momento ainda vive da sua imagem, principalmente quando tem de dividir cenas dramaticas com um actor de alto nivel de intensidade dramatica como Ewjifor, que e a alma do filme, já que Pine e um pouco como Robie no lado masculino.

O melhor – Um bom filme futurista em que se prende bem as personagens


O pior – Poderia ter feito um uso mais claro do detalhe temporal e do acontecimento marcado.


Avaliação - B-

No comments: