Thursday, September 17, 2015

The Overnight

Sundance é sempre um espaço para a creatividade de realizadores de circuitos mais internos que muitas vezes tornam projectos mais intimistas em grandes sucessos gerais. Não será certamente o que ira acontecer com este pequeno filme, deliberadamente intimista, que conseguiu uma recepção razoavel em Sundance mas que comercialmente resultou moderadamente ultrapassando o milhao de dolares de receita algo que para estes pequenos filme podera sempre se considerar uma vitoria.
The Overnight e um filme de absorção facil, principalmente porque tem duas caracteristicas que facilita este tipo de filme, a sua curta duração, mas mais que isso ser rodado todo no mesmo espaço, no caso concreto, e com poucas personagens, o filme acaba mesmo por so ter quatro personagens. E basicamente e um filme com um objectivo curto, ou seja o explorar de personalidades diferentes de quatro pessoas que se querem conhecer e testar os seus limites.
Se o objectivo do filme e cumprido, principalmente a custa de propositos muito sexualizados de alguns deles, que por vezes acaba por tirar algum raciocinio ao filme que mais quer explorar o prazer facil do que as fronteiras de cada um dos personagens de forma geral. penso que em termos de dialogos este seria um campo aberto para bons dialogos, creativos, o que acaba por não ser acabando tudo por redondar a volta de poucos assuntos o que torna tudo claramente muito limitado.
E no final fica a sensação que a mensagem que o filme quer transmitir não e nem de perto nem de longe objectiva, que o filme por vezes se perde em excentricidades artisiticas perdendo algum norte daquilo que realmente quer ser e o objecto e demasiado estranho para ser aperciado. NO final o espetador exclama e com alguma razão "é isto?", ou mesmo "qual o propósito?".
A historia fala de dois casais que para se conhecerem marcam um jantar no qual acabam por ficar alcoolizados e drogados e testam o limite da confiança uns dos outros bem como iniciam uma ligação bem mais intima do que realmente pensavam que podia acontecer.
O argumento tem uma premissa interessante, que funciona como um bom campo de trabalho, mas na concretização o filme tem alguns defices claros, desde logo a forma como não consegue criar dialogos ou personagens fortes no filme, num tipo de registo que vive essencialmente daquilo que as personagens dão, e obviamente uma falha grave e que complica o resultado do filme.
Na realização Brice e um realizador que a critica independente gosta, pelo risco, aqui pensamos que o maior risco esta no argumento ja que em termos de realizaçao adopta um ou outro plano cuja cor marca o contexto mas pouco mais. Insuficiente para fazer vincar um estilo.
Penso e que no cast que o filme tem as suas maiores dificuldades Adam Scott e muito limitado e dos tipicos actores de comedia, insuficientes para um filme que pode querer ter mais conteudo como este, e o filme ressente-se disso a sua personagem joga nos limites das capacidades de interpretaçao do mesmo. Schwartzman aproxima-se mais daquilo que o filme quer, mas o melhor vai mesmo para Shilling e o balanço e a duvida que o filme quer ser. Pena e que nao tenha companhia no nivel de interpretaçao


O melhor - O risco de um argumento pouco natural

O pior - A forma como Scott consegue limitar um papel que poderia ser o baloiço do filme

Avaliação - C-

No comments: