Monday, September 21, 2015

Max

Cães da raça pastor alemão de nome Max, é algo que desde há muito tempo é uma realidade na televisao, desde series nacionais e internacionais. Pois bem, a mesma raça, e o mesmo nome tem aqui o seu primeiro filme, com um contexto diferente agora em vez de policia Max e um cão do exercito americano, na forma de apurar a localização de bombas. O resultado do filme para um filme de estudio foi brando principalmente em termos comerciais onde os resultados foram bastante pequenos. Ja em termos criticos a mediania esperada num filme extremamente familiar.
Sobre o filme podemos dizer que é um filme obvio tipico de domingo a tarde com uns principios muito familiares da ligaçao dos mais novos com os cães a ligação deste animal ao ser humano. Alias grande parte dos objectivos do filme estão no plano emocional, na forma de contrapor a perda, mas acima de tudo a ligaçao nessa mesma condição. E se o filme funciona neste aspecto, ou seja da intensidade emocional entr o personagem canino e o protagonista, perde em muitos outros sentidos.
Desde logo porque e um filme extremamente repetitivo, ja vimos este guião com muitas poucas alteraçoes diversas vezes, alterando apenas um ou outro ponto contextual, ja que o filme no seu epicentro e semelhante. E quando assim o é, para um filme de grande estudio fica sempre a sensação que mais poderia e deveria ser feito, e que tal não aconteceu.
Outro dos pontos menos fortes do filme, foi ao tratar-se de um filme para jovens, obviamente esse e o publico alvo do filme, poderia ser um filme mais descontraido que trabalhasse mais o humor que o fizesse mais completo e com isso mais intenso na forma como os sentimentos mais positivos tinham maior impacto no filme, que assim acaba por ser um obvio filme de acçao, com herois juvenis e um cão, ou seja algo que ja vimos por diversas vezes.
A historia fala de um cão que após ver o seu dono falecer em guerra, e entregue aos cuidados da sua familia, contudo esta ligação não vai ser facil, pela forma como a familia ainda sente a perda do ente querido mas acima de tudo pelas caracteristicas do proprio cão, que se ve envolvido no meio de uma rede de tráfico de armas.
No que diz respeito ao cast estamos perante um filme repetitivo em toda a sua existencia, a base, a concretização, o lado mais de acçao do filme a interaçao com os protagonistas mais novos, tudo ja foi tratado em filmes anteriores com cães. O que sobra de novo quase nada.
Na realização Yakin e um realizador experiente, tarefeiro, a quem faltou sempre um grande filme, aqui pouco ou nada poderia dar novo a um filme juvenil demasiado limitado em abrangencia. mesmo assim para ele e importante sentir que ainda e uma aposta para filmes com alguma ambiçao comercial.
No cast temos um conjunto de jovens a procura de alguma visibilidade e nos secundarios actores em baixo de forma, parece-me obvio que o filme poderia ter um cast mais rico, de nomes e carisma e provavelmente poderiamos estar a falar de um resultado comercial completamente diferente e mesmo no resultado final da qualidade do filme.

O melhor - A forma simples de acçao juvenil

O pior - Todos ja vimos este filme

Avaliação - C

No comments: