Saturday, September 26, 2015

Pixels

Chris Columbus e um dos mais experientes realizadores de comedias de acção que se tornam rapidamente em grandes sucessos de bilheteira e alguns se tornam em franchising para a eternidade. Pois bem este ano surgia uma homenagem aos video jogos tradicionais neste Pixels, que causou alguma expetativa pelo ambiente vintage que prometia trazer. Pese embora tal facto o resultado foi claramente negativo em termos de critica com uma recepçao muito tipica nos filmes de Sandler mas pouco comum em Collumbus valeu ao filme que comercialmente e principalmente em mercados externos o filme tenha obtido um relevante encaixe finaceiro.
Eu confesso que criei expetativa quando percebi que o filme seria uma homenagem aos video jogos da minha infancia e tinha um realizador normalmente eficaz neste tipo de registo. Contudo ao começar a ver o filme de imediato percebi que estaria perante mais um filme tipico dos ultios anos da dupla Sandler James do que propriamente num filme de acção familiar de Collumbus e ai rapidamente a minha expetativa desceu ao valor fraco do filme.
E assim se tornou a realidade o que temos aqui e uma tentativa de um paralelo impossivel principalmente quando a creatividade de quem tenta fazer o filme não existe, limitando-se a criar os prototipos dos jogos com pouca preocupaçao pelo sentido, por ter qualquer tipo de personagem ou sentido, Muitos dirao que era logico o filme nunca conseguir ter sentido, pois bem um esforço maior em tentar que o filme pelo menos tivesse alguma ligaçao era no minimo interessante.
Ou seja um desastre completo de um filme que se limita a ter a curiosidade de aparecer bonecos conhecidos, e um ou outro plano tipico do jogos. A saudade podera aparecer mas pouco porque o filme para alem de ser extremamente previsivel, pouco original e mais que isso pouco interessante consegue falhar no elemento que ter mais peso sobre si no humor, e que nem engraçado o filme consegue minimamente ser.
A historia fala de um ataque de extraterrestres sob a forma de video jogos, que leva a que o mundo tenha de ser salvo não por militares mas sim por nerds falhados que se dedicam aos video jogos.
O argumento e um autentico desastre no que diz respeito ao sentido, a falta de personagens ao humor completamente inexistente. Temos a curiosidade das situaçoes e pouco mais, num filme que bem articulado poderia facilmente ser mais interessante e o desastre começa no argumento.
Collumbus e um realizador experiente mas nunca foi um inovador, e o filme exigia isso, alguem que conseguisse de uma forma mais creativa introduzir os jogos no filme, aqui limita-se a pixels quadrados num efeito especial de segunda divisão e nada mais, de resto quase nenhum risco.
No cast Sandler e James tem o seu tipo de filmes, alias parece que tudo se encaixa mais a eles do que o contrario, e isso e totalmente danoso para o filme já que ambos são neste momento um deserto de versatilidade ou mesmo humor de qualidade. Em termos humoristicos salva-se Josh Gad, e Dinklage tem carisma mesmo quando esta a anos luz de outros papeis.

O melhor – A saudade da forma como eram os video jogos

O pior – A falta de elementos creativos do filme


Avaliação - D

No comments: