Wednesday, February 18, 2015

Top Five

É conhecida a origem de Chris Rock no mundo do Stand Up Comedy. Depois de muitos filmes uns com mais sucessos que outros e algum passeio no deserto, eis que o humorista lança uma especie de biopic, sobre uma vida muito proxima da sua, tendo o leme da escrita e realizaçao ou seja um projeto totalmente pessoal. O resultado critico do filme foi muito positivo conseguiu as melhores da sua carreira chegou a pensar-se em premios pese embora não se tenha concretizado. Comercialmente as coisas foram bem mais modestas e nem a presença de apoios como Sandler ou Seinfield consegue catapultar o filme para outros valores.
Mas é este Top Five, uma comedia de eleiçao, podemos dizer que tem muitas virtudes, desde logo porque é um One Man Show nas conversas que a personagem central tem e que nos faz lembras das raizes de Rock, alias os primeiros minutos do filme não e mais que um espetaculo de Stand Up interativo e é sem duvida o melhor do filme. Aos poucos o filme torna-se num filme desastre onde tudo acontece de negativo ao persoangens principalmente no lado romantico que o filme se torna.
E aqui o filme perde alguma força e muito melhor como comedia de costumes e satira a fama do que propriamente na comedia romantica, a intensidade amorosa entre os protagonistas nem sempre tem o poder e se enquadra no estilo global do filme, e este parece sempre não aguentar o ritmo e o estilo interessante dos primeiros minutos.
Mesmo assim podemos dizer que estamos perante uma interessante comedia, um daqueles filmes que aproveita os valores que tem, incorreto como o seu protagonista, critico, racial, tudo o que estamos habituados em Rock, assim a todos aperciadores do estilo do actor esta aqui um filme sintese da sua carreira com auto critica e humor proprio o que nem sempre encontramos nas estrelas de hollywood.
A historia fala de uma estrela de hollywood que tenta sair da comedia sem grande resultado, ao mesmo tempo que lança um reality show do seu casamente com a estrela do momento, na tentativa de se afirmar predispoem se a dar uma entrevista para um jornal que se vai tornar mais absorvente do que ele alguma vez imaginava.
O argumento e interessante principalmente do ponto de vista comico, rapidamente percebemos que é Rock a mente por tras do filme, pois as piadas o registo e claramente o seu estilo. E um criador de humor e neste filme consegue isso.
Como realizador o filme não e arriscado, Rock aqui e menos histerico do que em outras vertentes, mesmo assim num projeto pessoal e o filme não necessitando de um artista na realizaçao podemos dizer que e meritorio o seu esforço.
No cast Rock e ele proprio e por isso não podia falhar ou não fosse este filme uma especie de auto biografia, o estilo de humor, o lado fisico do mesmo e o que estamos habituados, tendo ao lado a serenidade de uma actriz mais madura e experiente como Dawson faz o filme balançar no seu lado mais sentimental.

O melhor – O regresso do melhor Rock

O pior – O lado romantico do filme ser claramente inferior ao comico


Avaliação - B-

No comments: