Saturday, February 21, 2015

Gambler

Este Remake do Jogador a cargo de um realizador que deu nova vida ao franshising Planeta dos Macacos era um filme aguardado não so pelo seu lançamento mas por todos os envolvidos, a transformaçao fisica de Whalberg a aparição de Brie Larsson, um filme mais adulto e de autor de um realizador que tinha brilhado em Blockbuster. Dai que foi uma total desilusão quando as primeiras criticas foram demasiado frouxas para o filme não lhe dando qualquer chance na luta pelos premios ainda mais agravada por um valor comercial muito aquem do valor do seu protagonista.
Gambler e um filme estranho de dificil digestão, e reside principalmente tudo isso na personagem central, e na forma como este se encontra perdido e anestisiado com tudo a sua volta, muitos podem dizer que o filme e mesmo isso, mas em termos de intensidade e força da mensagem o caracter degradante da personagem poderia e deveria ter sido menos subtil para o filme funcionar com maior impacto, algo que nunca acontece. Ja que grande parte da sua duração e uma passagem de personagens onde o denominador comum e a central sem percebermos bem a ligaçao e o perigo que estas realmente podem apresentar para o protagonista.
Mas do outro lado temos um filme que nos da de uma forma totalmente crua a realidade do habito ao jogo ate aos limites e nisso o filme e simples e directo, conseguindo criar a repulsa e o sentimento de incredulo a cada um de nos que visuliza o filme, tendo o unico ponto onde o filme consegue ter em si o impacto desejado.
No fim temos uma especie de climax mal construido uma explicação para a mudança que tem medo de se assumir de tal forma, uma especie de interesse amoroso muito frouxo, o que nos faz pensar que o filme mais que uma ma historia porque ao ser um remake de um filme famoso sabemos que não o é, e um filme sem trabalho de casa, e que quis dar um caracter quase minimalista a uma historia muito mais densa.
A historia fala de um professor universitario que viciado no jogo, acaba por perder o seu e dinheiro de outros no jogo, estando com uma divida grande que tem de pagar em sete dias para não por em causa a sua vida e de todos que lhe interessam.
O argumento e demasiado complexo, com demasiada linhas narrativas paralelas, e personagens sem nunca no entanto dar tempo e espaço para estas crescerem, com tiques independentes o filme da demasiado tempo ao silencio e ao isolamento da personagem central.
Wyatt funcionou como realizador em Planet of the Apes, mas num filme que necessitava de um cunho mais pessoal não posso dizer que este filme tenha um trabalho de realizaçao de excelencia, tem um estilo de filmar noir, letras grandes algo independente by the book, mas para alguem que conseguiu tao bem reconstruir uma saga onde grandes já tinham falhado este filme e uma clara desilusao.
No cast Whalberg e um actor com mais carisma e protagonismo do que propriamente um poço de qualidade na interpretação, neste filme e sem alguns quilos algo que agora tem sido comum como propaganda ao Oscar, acaba por ter um papel com pouca luz, com pouca exigencia e quando e assim perder quilos não chega. AO seu lado Larsson uma das surpresas do ano transato que tinha este filme como a sua confirmaçao e que acabou por não resultar, sera em 2015?

O melhor – A repulsa que da ao espetador pelo jogo

O pior – Demasiados caminhos narrativos sem necessidade


Avaliação - C

No comments: