Thursday, February 05, 2015

Taken 3

Liam Neeson com o inicio desta saga teve uma completa viragem na sua carreira. Desde logo porque deixou de ser um actor de dramas para se dedicar em exclusivo aos filmes de acção o que e estranho principalmente para um actor com 62 anos. Pese embora este facto e importante sublinhar que nao mais atingiu o sucesso comercial e mesmo critico do primeiro filme desta saga. No terceiro capitulo comercialmente as coisas continuaram a correr bem ao contrario do valor critico que foi completamente nulo.
Sobre o terceiro episodio de Taken, podemos dizer que ele diverge um bocadinho dos outros dois, ou seja o jogo de gato e rato neste filme e uma mistura de papeis, e se por um lado poderia tornar o filme mais denso em termos narrativamente o que nao acontece por outro lado a simplicidade narrativa e deixar ação rolar nao funciona tao bem dai que e facil dizer que se trata do pior filme da saga.
E isto deve-se ao facto do filme em termos narrativos querer entrar em conteudos que nao sao o estilo do filme, como a gravidez da sua filha, twists, personagens que aparecem e desaparecem ou surgem nao sabemos bem de onde, uma personagem central sem qualquer profundidade tudo e demasiado amador num filme com tantos milhoes investidos.
Assim para os apreciadores do primeiro filme, onde sem achar uma obra prima ou sequer um bom filme eu me incluo os seguintes foram apenas uma maneira simples de fazer dinheiro, querendo este ultimo assumir mais do que realmente o filme é, e surgir uma desilusão autentica. Um aviso para os filmes que tentam ser mais do que realmente podem ser.
A historia continua com a mesma personagem que aqui tenta encontrar o autor do assassinato da sua esposa, uma vez que o proprio e acusado da autoria do mesmo, tendo de fugir a policia durante o periodo em que tenta desvendar a verdade do assassinato.
O argumento e um queijo suiço, sem falar na falta de ritmo comparativamente com outros filmes, existem montanhas de buracos narrativos, pontas soltas, outras nao trabalhadas-. Para um filme com esta visibilidade não se pede originalidade mas pelo menos coesao algo que o filme nunca consegue ter.
Na realização o "fabriqueiro" de sempre, aqui com menos intensidade e espetacularidade dos outros filmes, as sequencias de acção sao mais curtas e menos trabalhadas de resto, uma triologia que fica na historia mais pela transformaçao do seu actor do que propriamente pelo seu conteudo.
No cast este filme transformou Liam Neeson num Jason Statham mais velho, o que e redutor para a carreira de um actor que vale muito mais que isto mas que nos ultimos anos se limita a "dar uns pontapes", esperamos que no fim desta saga regresse ao teor dramatico que o lançou. Aqui tem o seu grande marco no cinema de acção e basta


O melhor - Liam Neeson e um heroi de acção.

O pior - Mas nenhum filme vive so disso

Avaliação - D+

No comments: