Sunday, February 01, 2015

Love is Strange

A homossexualidade na terceira idade ou entrada na mesma nunca foi um tema muito enfoque nas abordagens cinematografias dai que este filme tenha sobre si alguma curiosidade no imediato por abordar tão esquecido tema. Ainda mais quando as avaliações criticas tenham sido positivas e o integraram por algum tempo nas lista para os possiveis noemados para os oscares pese embora cedo tenham ficado longe da corrida. Comercialmente e um filme claramente independente pelo que os resultados ultrapassando o milhao de dolares tem que ser considerados manifestamente positivos.
Sobre o filme, num tema tão delicado, era importante o filme reforçar mais que a ligação entre as personagens a estabilidade relacional das mesmas e aqui o filme funciona já que na forma como filma e nos tras a dupla de personagens e obvio a ligaçao e a estbilidade da mesma, sendo esse o grande trunfo do filme.
Ja que no restante e um filme simples de curiosidade e vicicitudes da vida, sobre a adaptação à falta de espaço proprio e aqui os dois contextos diferentes acabam por ser bem caracterizados mas depois o filme tem medo de criar conflitos com receio que as personagens percam o seu lado bom, e aqui como as persoangens muitas vezes se queixam uns dos outros o filme e muito bom para as personagens tendo medo de lhes dar o lado mais negativo mas sempre real, e nesse particular o filme sobre de excesso de positivismo.
E isso tira profundidade ao filme, que ao querer abordar um tema como a dificuldade de integraçao em meios que não sao os nossos pese embora achamos que fossem o filme quase so o aborda de forma superficial, com o base dos conflitos. Outro dos problemas dos filmes e que lança ideias e estradas na historia que abandona e isso nunca e particularmente positivo na analise da coeção e uniao do argumento.
A historia fala de um casal homossexual que apos o casamento se ve em dificuldades financieiras em virtude do despedimento de um dos membros, o que os obriga a separarem-se e irem residir para casa de familiares e amigos diferentes onde tudo e necessario ser adaptado.
O argumento tem uma premissa logica e muito interessante ainda mais quando aborda um tema apagado como a homossexualidade de longa duração, contudo o filme aborda todos os seus pontos de uma forma muito superficial que lhe tira alguma maturidade e força na forma como os seus temas sao abordados para não falar em linhas narrativas não concluidas.
A realizaçao e simples sem grandes rasgos de creatividade ou grande ambiçao de um realizador que tem aqui a sua obra mais querida pela critica e com fama, um filme independente e simples, ser grande risco.
Por fim no cast todo o protagonismo vai para o casal de homossexuais onde Lithgow tem um dos melhores papeis da sua carreira nos ultimos anos, e intenso e dramatico e domina todo o filme quando e o protagonista, Molina e mais apagado e sente-se mais desconfortavel com um papel que não encaixa tao bem nas suas caracteristicas, como dupla funcionam em dose aceitavel.

O melhor – Lithgow

O pior – Ir ao tema pela rama...


Avaliação - C

No comments: