Tuesday, February 03, 2015

Son of a Gun

O cinema australiano nos ultimos anos tem sido uma antecamara para o sucesso de muitos actores dai que alguns deles numa fase menos positiva da carreira acabam por dar um salto ao outro lado do mundo para experiencias de cinema algo diferentes. Foi o que aconteceu neste filme com Ewan Mcgregor. Pese embora o normal sejam estes filmes conseguirem criticas positivas não foi o caso deste filme, com avaliações medias, comercialmente este nao e o terreno para este tipo de filmes e este filme nao e excepção.
Sobre o filme, a culturização as cadeias e um tema rico para o cinema, diversos filmes ja abordaram esta tematica de diversas maneiras, e aqui temos mais um filme que no seu principio nao tras nada de novo nos temas como gratidão pela defesa durante o cumprimento de pena, a tentativa de sair do grupo, a relação proibida em nenhum dos temas principais o filme e particularmente novo. Tudo pode ser tratado com mais ou menos intensidade e neste caso o filme dá-nos isso em dose média, ser ser suave nos seus intentos mas sem o realismo de outras abordagens.
Mas e este inicio o melhor do filme, a partir do momento em que o filme sai do ambiente prisional temos um tipico filme de acçao no planeamento do golpe e os twists tipicos de um filme deste genero onde a confiança entre as personagens e posta a prova em todos os momentos. Dai que no final pensamos ser um filme incomum para o cinema australiano mais introspetivo, aqui temos mais um filme de acçao na sua sua essencia do que propriamente um filme com um profundidade emocional ou cognitiva de eleiçao.
Talvez por isso a critica ter estranhado a um objecto a priori tao comercial vindo de um cinema com outros preceitos. Nao sendo um rasgo com qualquer tipo de cinema ate hoje observado e um filme de facil seguimento, interessante com um ritmo forte e que acaba por dar o tempo de visualização no essencial como bem passado, sem nunca ser um grande filme.
A historia fala de um jovem que no momento em que tem que cumprir seis meses de prisao se liga a um assaltante de bancos, que o protege durante este periodo com a promesse de um apoio posterior para um golpe que nunca pensou existir.
O argumento e simples, uma historia do golpe e contragolpe ja utilizado, nao perde muito tempo na origem e razoes das personagens mas vive no presente, algo que da intensidade a trama mas que lhe faz perder alguma profundidade narrativa, nao sendo um prodigo em originalidade acaba por ser um filme de procedimentos simples.
A realizaçao dos filmes australianos sao ambiguas ja que perdem muito tempo na personagem em si, aqui nada de novo, facilita a intensidade e a crueldade quando tem que o fazer, e nao se procupa com inovação ou a beleza das imagens em si, dentro da tradição australiana.
No cast Mcgregor nao esta na melhor fase, ainda para mais porque tambem nunca foi um prodigo de interpretação, aqui os louros vao para Thwaites um jovem actor em destaque o ano passado que vai contraponto filmes de grande valor comercial com outros filmes mais de autor, como este que lhe exigem mais. Parece ter presença se bem que ainda nao foi neste filme que a sua versatilidade ou intensidade dramatica foi posta a prova.

O melhor - Um entertenimento a moda da australia.

O pior - Perder ritmo e intensidade quando sai da cadeia


Avaliação - C+

No comments: