Sunday, October 06, 2013

The Internship

Vince Vaugh e Owen Wilson são uma dupla que ficará para sempre unida depois do sucesso que conseguiram com Wedding Crashers, uma das comedias de verão com maior sucesso dos ultimos, anos dai que seria expectavel que ambos se juntassem mais uma vez para uma comedia. Com o alto patrocinio da google surgiu este filme sobre novas tecnologias, o resultado contudo esteve longe de ser aquele que conseguiram na primeira colaboração em conjunto. Desde logo criticamente onde o filme teve resultados desastrosos, com avaliações essencialmente negativas e mesmo em termos comerciais onde esteve longe do valor atingido por Wedding Crashers.
Quanto ao filme é obvio que estamos perante uma comedia longe daquilo que estes tinham efectuado na primeira colaboração em todos os aspectos, desde logo é um filme demasiado longo para uma comedia simples de domingo à tarde, e isso torna-a extremamente lenta principalmente no seu indicio que apenas tem interesse como mero elementos de publicidade a empresa que esta presente ao longo de todo o filme.
Na fase media de introduçao grupal, e mesmo sem ser nada de novo é onde o filme funciona melhor em todos os pontos, nos da os lados mais importantes das personagens e consegue fazer funcionar um humor que ate entao simplesmente nao existia, mesmo assim esta caracteristica tao essencial numa comedia parece sempre colocada algo de lado ao longo de todo o filme, e muito longe daquilo que se podia esperar numa comedia com tantos meios.
Na fase final parece claramente que o filme tem mais coração do que cabeça e sentido de humor por um lado e capaz de conquistar o lado mais sentimental dos espectadores mas por outro lado parece sempre demasiado obvio, e nunca consegue alterar o ritmo demasiado lento do seu inicio que acaba por contaminar toda a duraçao do filme.
A historia fala de dois vendedores, que acabam por ficar sem emprego altura em que tentam a sua sorte como estagiarios da google, contudo os parcos conhecimentos de informatica ou da gestao actual torna este processo uma aventura com muitas adversidades.
O argumento é acima de tudo no humor um ponto de detalhes, mas mesmo assim parece-nos que é neste ponto que o filme mais falha desde logo porque so a espaços muito longos consegue ter graça, salvando-se a riqueza moral bem presente na mensagem que o filme tranmite.
Levy e um realizador de filmes familiares mais concretamente comedia, e mesmo não sendo um fora de serie sabe trabalhar no genero que nao e muito exigente aqui tem uma tarefa simples que a resolve com essa simplicidade.
Por fim no cast pouco risco, Wilson e Vaugh tem as suas personagens habitues, que quase plastificam a carreira de ambos e que os torna funcionais mas pouco versáteis, depois apenas pequenas aparições principalmente de Ferrel sempre para corroer o que de melhor tem este genero.

O melhor - A mensagem de jogo de equipa

O pior - O humor ser demasiado pausado para uma comedia com tanta visibilidade

Avaliação - C

No comments: