Sunday, October 27, 2013

The Way Way Back

Todos que estamos atentos ao cinema facilmente consideramos Litle Miss Sunshine como uma das maiores supresas dos ultimos anos, quer na forma como se fez comedia, quer na forma como a comedia tratou de um assunto serio. Pois bem do mesmo estudio e com dois dos seus protagonistas surgiu este filme ligeiramente mais serio na dinamica familiar mas novamente a abordar a dictomia entre adultos e crianças. Os resultados bastante positivos para um filme inicialmente apostado em estrear apenas em cinemas escolhidos, ou seja comercialmente muito bom com resultados capazes de ombrear com estreias gerais empolgado por uma avaliaçao critica tambem ela positiva.
Sobre o filme podemos dizer que num ano onde a qualidade e originalidade dos filmes estao muito aquem das melhores previsoes e interessante ver que ainda existe pequenos filmes capazes de ser originais, intensos e acima de tudo serem engraçados tornando-se numa optima liçao de vida e daqueles filmes que devemos sublinhar como mais valias. e este é claramente um dos melhores filmes até ao momento neste ano.
As razões são mais que muitas mas tem como o seu valor fundamental a dictomia entre a familia e o parque aquatico na vida da personagem central poucos filmes consegue descrever tão bem uma diferença que se quer tao assinalavel e neste particular o filme e brilhante principalmente porque o segundo e tão interessantes em todos os pontos de vista como o primeiro não é e o balanço e de excelencia.
Mas é certo que para este valor atribuido ao filme existe uma peça que tem em si a mais valia do filme, e chama-se a personagem Owen, mais que tudo e a irreverencia e o coração do filme, aquilo que conquista de imediato os espectadores e conduz o filme para a panoplia de sentimentos bem exacerbados tornando o filme nao so mais maduro mas mais que isso uma comedia de mão cheia.
A historia fala de um jovem adolescente que vai passar as ferias com o novo namorado da sua mãe num contexto em que não se consegue integrar aqui acaba por conhecer um funcionario7gerente de um parque aquatico com quem começa a manter uma relação de amizade que conduz a que as ferias se tornar mais que tudo uma sua descoberta.
O segredo do filme tem no guiao um dos seus pilares em varios momentos na construçao das personagens, densas, complexas e bem montadas, dos dialogos de primeira linha, e mais que isso na riqueza moral de um filme que procura isso mesmo mais que tudo ser uma liçao de vida.
Em termos de realizaçao e um filme com pouco motivo de interesse quase sempre simples nos processos apenas nos momentos de carro consegue ter algum arrojo mesmo assim limitado quando comparado com os outros componentes do filme, mas para filme de estreia o impacto geral acaba por diminuir a importancia de alguma menos valia deste ponto.
Em termos de cast o destaque vai todo para ROckwell um dos melhores actores em forma de Hoillywood com capacidade de brilhar em drama e comedia, tem o filme todo no valor da sua intepretação uma das melhores do ano, é o coração do filme e ganha todas as cenas em que entra bem auxiliado por Toni Collete com um sofrimento bem interpretado mesmo que silencioso, e um Carrel diferente para melhor, mesmo assim ainda longe do destaque dos seus companheiros de cast.

O melhor - Owen/Rockwell

O pior - Um final talvez demasiado aberto

Avaliação - B+

No comments: