Tuesday, October 29, 2013

Parkland

Se existe um enigma na historia dos Estados Unidos que pode permitir diversas versões e que serve sempre para um forte filme, é claramente a morte de Kennedy, que de anos a anos surge novamente com um novo filme uma nova visão. Para este ano e sobre a tutela produtiva de Tom Hanks surgiu um filme sobre as pessoas que circundaram esta morte tentando ser o mais real sobre o depois do acontecimento. Pese embora o peso do mesmo o resultado do filme esteve longe do esperado, desde logo em termos criticos onde a mediania não forneceu o arranque necessario ao mesmo e pior comercialmente onde a pouca divulgação e expansao tornou os resultados de bilheteira um tremendo desastre.
Sobre o filme podemos dizer que o principal objectivo mais que qualquer coisa e o pouco risco, naquilo que e a ideia da continuidade das pessoas, o que torna o filme um vazio tremendo em termos de situações, ocorrencias densidade narrativa, o que torna o filme despropositado pese embora seja facil de observar que era a nascença um filme dificilimo por tudo que o mesmo implica.
Assim o filme tem nos seus limites curtos a sua grande limitação e acaba por nunca se conseguir desprender dele para ser uma abordagem segura e com uma teoria sobre o tema, em vez e um filme aberto como todos tem sido sobre este tema, apenas trabalhando bem na dictomia da forma com que dois seres humanos num dia podem se tornar as duas faces do mundo.
Ou seja temos um filme pequeno que não ombreara certamente com os melhores filmes sobre o tema como JFK de Oliver Stone, mas que tem o seu lugar com alguns pontos interessantes nem que seja recordar aquilo que acontecer e dar um bocadinho de historia sobre um dos acontecimentos mais marcantes da historia americana.
A historia fala sobre o posmorte das diversas pessoas que estao relacionadas com este episodio desde medicos, a policias, serviços secretos, a pessoa que filmou o acontecimento e a familia do alegado homicida.
O argumento e dificil pois conjugar tantas personagens conhecidas com um filme que tenta ser veridico e complicado principalmente quando o que se fala e algo tao discutivel como esta morte, por isso o argumento e sofrivel, mas digamos seria dificil um objecto mais competente.
Na realizaçao um jovem que nao tem tarefa facil nao so na contextualizaçao de todos os momentos bem como na conjugaçao da sua realizaçao com imagens de epoca, aqui o filme é mais dificil do que vistoso, e nisso temos que valorizar um trabalho bem mais dificil e menos estetico.
Sobre o cast pese embora o mesmo seja recheado de figuras conhecidas o filme nao pede grandes interpretações ja que as personagens sao curtas e o certo e que nao as tem, as personagens nao tem destaque suficiente para os seus interpretes darem o grito de epiranga.

O melhor - Acima de tudo a coragem do filme.

O pior - As limitaçoes logicas do tema, sao barreiras intransponiveis.

Avaliação - C

No comments: