Sunday, October 20, 2013

Sweetwater

O Western foi sempre um genero onde a honra e a vingança são temas dominantes, pois bem este ano surgiu um pouco mascarado um titulo com algumas figuras conhecidos que trazia mais uma vez estes pontos com simplicidade e por isso quase indiferente a qualquer tipo de olhar. O resultado muito curto, comercialmente o facto de nao conseguir expansao wide acabou por limitar a abrangencia do filme por outro lado criticamente as coisas tambem acabaram por nao ser famosas com avaliações  essencialmente negativas.
Sobre o filme podemos dizer que é um filme que se assume pelo seu guiao, pelas poucas palavras e mesmo pelo seu estilo como um filme simples, noir, mais voltado para alguma comedia do que propriamente para uma intensidade narrativa e complexidade moral. Ou seja estamos perante um filme pequeno e ao mesmo tempo um filme com um alcance tambem ele diminuto, que nada consegue trazer de novo a um genero com limites curtos e mais que isso onde os melhores filmes ja tiveram lugar.
O ponto positivo do filme algum humor utilizado principalmente na iconica prestação de Ed Harris um actor de primeira linha que para fim de vida tem chamado a si alguns dos melhores papeis da sua carreira, aqui o filme nao ajuda mas a sua personagem acaba por dominar o filme mesmo que o protagonismo seja pelo feminino.
Ou seja um filme pouco interessante, com vigor e intensidade a um ritmo elevado mas pouco mais a primeira meia hora e uma caracterizaçao demasiado exagerada do vilao e nunca da tempo para conhecer verdadeiramente a protagonista do filme o que nem sempre e uma boa opçao principalmente num filme de vingança.
A historia fala da vingança de uma ex prostituta a quem matam o marido, aqui e ainda com um apoio moderado do Sherrif tentara se vingar de um suposto messias religioso que domina com completo a terra onde vivem.
O argumento tem os pontos basicos do cinema de western mas depois nao tem rigorosamente mais nada em termos de adereços, sendo acima de tudo um filme reduzido em personagens dialogos, ou mesmo originalidade.
A realizaçao tem bons momentos principalmente na frieza das mortes que acaba por caracterizar da melhor forma os seus autores, nem sempre e um filme de excelencia neste ponto pese embora alguns bons apontamentos.
Quanto ao cast jones nao tem o carisma que o papel exige e isso acaba por condicionar o filme e mais que isso o climax do mesmo, o filme e dominado por Harris num papel irritante mas bem interpretado e um Isacs sempre funcioanl quando esta do lado negro da questao

O melhor - A personagem de Ed Harris

O pior  - A falta de carisma da personagem central

Avaliação - C

No comments: