Sunday, October 06, 2013

Pacific Rim

Muitos acharam um autentico sucicidio quando Guillermo del Toro abandonou a realizaçao de Hobbit para se centrar num processo pessoal que envolvia extra terrestres e uma especie de transformers ainda maiores. Seis meses depois da estreia do primeiro chegava o tal filme, como se fosse a corda de um enforcado, mas sempre com a expectativa a crescer principalmente depois dos primeiros traillers que mostravam efeitos especiais no seu melhor. O resultado extrememente positivo para o realizador desde logo em termos criticos onde pese embora estivesse longe do que ja conseguiu em filmes mais de autor, conseguiu avaliaçoes positivas que deram o sustento ao filme para um trajecto comercial tambem ele bastante forte onde foi um dos filmes do verão.
Sobre o filme podemos dizer que estamos habituados a bem mais de Del Toro, mesmo em filmes para grande publico normalmente ele dá aos seus filmes um maior sentido humoristico e carismatico que neste filme falta, principalmente a primeira parte. Contudo no final temos a sensação que não só observamos um filme extremamente complicado de executar bem como acima de tudo estamos perante um filme tecnicamente irrepreensivel de nos deixar com os seus efeitos completamente boquiabertos, mas acima de tudo um filme que cumpre todos os requisitos de um filme para o grande publico.
Ou seja estamos perante uma narrativa simples, de personagens lineares, mas estamos com um filme com intensidade estetica de acção e mesmo emocional, com algumas ligações claras entre as suas personagens, isto chega para termos um filme que é facil de ver e nos prende ao ecra, mas esta longe de pelo menos narrativamente ser um poço de creatividade como outros filmes do mesmo autores ja o foram.
Mesmo assim salienta-se um bom principio a forma facil e extremamente complexa com que o filme nos é introduzido, a forma magnanime de uma das melhores realizaçoes de filmes com estes meios que vimos ate hoje, e mais que isso uma capacidade de executar sequencias de luta dificilimas de uma forma simples e com o melhor da tecnologia que assistimos ate hoje.
O filme fala de uma ataque de aliens ao nosso territorio que obriga os diferentes paises no mundo a juntarem-se a criarem autenticas maquinas de guerra para os combater, mas com esta evolução tambem os monstros evoluem e tornam tudo bem mais complicado.
O argumento tem as suas grandes virtudes na base e introduçao do filme, depois é simples, sem complicar daqueles filmes que não tem grandes personagens, dialogos ou narrativa, mas e um filme directo ao ponto e nao se exige muito mais.
A realizaçao e agrande mais valia de todo o filme, algo absolutamente incrivel a forma unica estetica e magistral com que Del TOro nos da este espetaculo visual, que se torna facilmente o brilho de todo o filme.
O cast sem estrelas tem em Humman o futuro e polemico Grey o seu actor, parece-nos um actor que funcionam com algum carisma pese embora a personagem seja redutora, ao seu lado ALba mais forte um actor com outra base numa personagem mais complexa e sustenta alguma parte do filme.

O melhor - A realização

O pior - Alguma linearidade em demasia do guiao

Avaliação - B-

No comments: