Saturday, October 12, 2013

Gravity

Muitos estranharam como é que depois de um filme tão completo e mais que isso um filme onde cresceu e criou um estilo proprio o mexicano Alfonso Cuaron esperou quase seis anos para lançar o seu projecto. Depois de uma produção longa o certo é que logo apos as primeiras apresentaçoes deste filme se percebeu que a espera não tinha sido em vão e que estavamos perante um dos filmes acontecimentos dos ultimos anos, com todos os meios a que teve direito. O resultado melhor impossivel a uma total unanimidade critica que so as obras primas conseguem juntou-se um autentico sucesso comercial que tornam este filme mais que um sucesso indiscutivel talvez o filme mais reconhecido a todos o niveis no espaço.
Alfonso Cuaron deixou todo o mundo com agua na boca na forma com que realizou Children of Man, pois bem o que podemos dizer deste filme e que consegue ultrapassar, foi preciso esperar muitos anos para alguem pegar nas potencialidades do 3D e desenvolvelas ao serviço de uma arte pura, e aqui mais que uma boa historia um bom guiao ou boas personagens temos acima de tudo um filme que vale pela evolução pelos efeitos pela estetica, que nos deixa durante 90 minutos sem qualquer tipo de reação.
E se em termos tecnicos estamos perante um dos melhores e mais elaborados filmes que há memoria, em termos narrativos pensamos que o filme é mais sofrivel, talvez porque o tema em si seja limitado, e a originalidade da escolha e da formula cai em que o filme não tenha uma intensidade moral acima da media ou mesmo a capacidade de surpreender o espectador naquilo que acontece ou mesmo que vai acontecer.
Mesmo assim estamos perante um filme extremamente competente como historia e mais que isso uma obra de arte na forma como foi feito e realizado, as imagens muitas vezes são impressionantes e tornam a ida ao cinema algo de verdadeiramente unico.
A historia fala de uma equipa de astrounautas que acabam por ficar a deriva depois de chocarem com detritos de um outro satelite, aqui começa uma luta pela sobrevivencia a solo, num espaço desconhecido e sem qualquer forma de comunicação.
O argumento pese embora acabe no final por ser o parente pobre do filme, principalmente na dinamica e na originalidade do guiao, escondendo-se atras da formula produtiva tem boas personagens sem deslumbrar e bons dialogos quando permite os ter.
A realizaçao de Cuaron como ja tinha referido no seu anterior filme demonstra que estamos perante um dos melhores realizadores da actualidade e aquele que mais consegue surpreender em cada filme, aqui mesmo sem nunca sair de tras das camaras e a grande estrela nao ficando apenas pela qualidade dos meios como ainda tem tempo para pormenores simples de um caracter estetico impressionante.
O cast e curto e da espaço total a uma prestação de altissimo nivel de Bullock talvez a melhor da sua carreira e mais exigente fisica e emocionalmente. No inicio do filme e repetitivo mas a segunda parte do filme é toda sua e com uma das melhores prestaçoes do ano, com cheiro mais que natural a oscar.

O melhor - Cuaron consegue inventar o 3d

O pior - Apesar de tudo o tema do filme não permite muito mais.

Avaliação - B

No comments: