Saturday, October 12, 2013

The Worlds End

Existe uma dupla de humoristas ou actores ingleses que ao longo da ultima decada conquistou um espaço muito especial no cinema britanico com alguma expansao para o cinema mundial, falo de Pegg Frost, que ao longo do tempo desde Hott Fuzz conseguiram alguns sucessos e acima de tudo uma quantia significativa de filmes com o mesmo registo. Este ano surge mais uma comedia apocalipse, com os resultados tipicos criticamente aperciada pelo estilo proprio de um humor puramente britanico e comercialmente com mais dificuldades nao fosse um filme ingles.
Sobre o filme podemos dizer que quando esperamos um filme desta dupla nao podemos esperar coerencia e logica porque nao e temas que eles gostem de ter, podemos esperar excentricidade e um humor porprio dificil de caracterizar e mais que isso do que avaliar. Se o filme tem graça parece obvio que tem principalmente quando não tem sentido em determinados momentos em que a piada e facil. Quando tenta desenvolver mais ou mesmo na historia em si parece nos que o humor ou funcionamento do filme como um todo e bem mais discutivel.
Ou seja surge um filme com bons promenores nao so em termos narrativos comicos mas em promenores ideias ou mesmo realização mas como um todo parece-nos demasiado diferenciador demasiado proprio nem sempre com o melhor resultado, já que o absurdo muitas vezes toma conta e o humor por si so nao salva o que o filme nos tem para dar na sua totalidade.
Ou seja uma comedia diferente num estilo que se deve valorizar pois nao tem grande comparaçao, e mais que isso parece agora dar a descendencia num End of the World algo diferente mas com uma genese semelhente. Nao e claramente o melhor filme da dupla, mas o estilo esta la e na forma como melhor sabem fazer humor tem as seuas sequencias.
A historia fala de 5 amigos que passado mais de vinte anos se juntam de forma a tentar cumprir um objectivo que tinham quando eram adolescentes ou seja na mesma noite beberem uma cerveja em doze bares das cidades de origem. Contudo percebem que esta cidade esta bem diferente do que aquilo que ja foi.
O argumento tem dois niveis completamente diferentes uma introdução e um inicio da saga independente, rebelde e muito mais funcional em termos de narrativa e depois do filme se revelar perde força, piada, originalidade e torna-se visivelmente mais absurdo parecendo existir um corte no estilo narrativo dois dois segmentos.
A realizaçao nao e facil, pese embora seja uma comedia, trata-se de um filme com alguns recursos, mesmo que nao sejam de ponta, o resultado neste particular e pouco imponente, contudo parece-nos que o filme nunca tem como objectivo mais.
O cast tem Pegg e Frost nas personagens tipicas que funcionam bem neste registo individualmente e em grupo, as presenças de outros actores ingleses conceituados apenas serve de suporte a dupla, que nos filmes se conhecem bem e tiram proveito disso.

O melhor - Apesar de nem sempre funcional um humor de autor.

O pior - Algum absurdo da segunda metade do filme

Avaliação - C+

No comments: