Saturday, March 03, 2012

The Vow


Todos os anos na altura do dia dos namorados existe uma aposta por parte de alguma produtora de um filme dedicado em exclusivo ao amor, normalmente sob a forma de comedia romantica, ou historias paralelas, contudo este ano o filme com mais atenção foi diferente marcando uma historia baseada em factos reais da procura e reencontro com o grande amor. Ao leme dois dos actores mais mediaticos de uma nova geração, resultado criticamente desinteressante, sendo que em momento algum o objectivo do filme passou por esta vertente, comercialmente um estrondoso sucesso principalmente nos EUA onde ate a presente data e o filme mais rentavel de 2012 e um dos dois filmes que ultrapassou a berreira mitica dos 100 milhoes de dolares.
The Vow e um filme sem duvida nenhuma sobre o amor, e sobre a forma como ele nos pode de alguma forma origentar para os objectivos, claro e que em determinados momentos e um filme que nos deixa irritados com a persistencia com as circunstancias mas e daqueles filmes e principalmente na personagem masculina que vemos tudo o que é ou que pelo menos devia ser o amor, na sua vertente mais comum e na ligaçao intima principalmente vista nos momentos iniciais do filme.
Pese embora este facto e esta boa caracterização inicial fica sempre a sensação que posteriormente o filme nao aproveita esta mesma intensidade na relação para potenciar o desenvolvimento e toda a aproximação deixando a quase subtendida num final que so nao e aberto porque tem umas palavras. Penso que o filme ganhava mais emoção e sentimento se tentasse conduzir o filme para a reaproximação e o reapaixonar das personagens e nao no objecto estranho apos o acidente.
Nao e um filme de primeira linha mas e um filme com um objectivo concreto num timming concreto que cumpre plenamente aquilo que se quer, nao e o grande filme de amor, mas tambem nao e um filme menor num genero nem sempre marcado por boa qualidade.
O filme fala de uma esposa, que apos um acidente perde a memoria esquecendo os ultimos cinco anos de vida, os que conheceu o seu amor, assim o filme e nada mais nada menos o papel do esposo de forma a esta novamente se apaixonar por ele e reconquistar o que tinham construido.
O argumento pese embora nao seja prodigo em conteudo nao so nas personagens como mesmo no seu desenvolvimento e emocionalmente forte e na caracterização inicial da relação muito forte, perde pela forma como tenta dar o foco do filme numa parte que nos parece francamente ma escolha, porque lhe da uma toada nem sempre facil de suster.
A realizaçao nao e de primeira linha, mesmo na componente estetica um filme de amor poderia ter bem mais qualidade neste prisma, certo e que isso nao condiciona muito o filme, mas poderia ser o ponto diferenciador que acaba por nao ser.
O cast tem duas personalidades cada vez mais fortes em Hollywood e um par que surge como natural, uma vez que ja por diversas vezes estiveram presentes em filmes romanticos, Tattum e um actor que funciona bem por é naturalmente simpatico, nao teve ainda provas de fogo mas o tempo se encarregara disso. macadams e a senhora do momento no genero, com uma graça natural tem talento que neste filme nao e colocado a prova, demasiado preso a falta de qualidade da personagem, acima de tudo o importante e perceber que a quimica existe e funcionam moderadamente juntos.

O melhor -Os primeiros 5 minutos do filme

O pior - O enfoque na dificuldade e nao na reconquista

Avaliação - C+

No comments: