Saturday, March 17, 2012

Good Deeds


Tyler Perry nos ultimos anos ganhou um espaço proprio no cinema norte americano principalmente pelos seus filmes maioritariamente dramaticos com tiques de comedia principalmente na construçao da sua personagem Madea que o conduziu a um sucesso proprio nas comunidades afro americanas. Ultimamente a Madea ficou um pouco de lado e o drama assumiu mais intensidade. para este ano um filme sobre uma personagem sua mais do que o fluxo de personagens que era habitual, o resultado contudo foi desapontante desde logo em termos comerciais algo longe do que Perry conseguiu nos melhores dos seus filmes e tambem em termos criticos com avaliações algo negativas.
De todos os filmes de Tyler Perry este Good Deeds e de longe aquele que mais entra em Cliche dramatico de comedias romanticas lamechas como a muito ja nao se via no cinema moderno, alias o proprio filme em todos os seus elementos e um total cliche daquilo que funciona em telenovelas mas que pouco ou nada tem de novo, creativo ou entusiasmante. Alias no final ficamos com a sensação que esta especie de conto de fadas onde tudo corre bem, a maior parte das persoangens sao melhor do que algo que alguma vez existiu, enfim um autentico espectaculo de um cinema melancolico e pouco intenso, de um autor que ja deu mostras de conseguir de uma forma mais madura trabalhar sentimentos.
Alias a sensaçao que se fica no filme e que tudo e demasiado feito a pressa e da forma mais obvia possivel para numa especie de linha de montagem sair mais um filme do autor, que pela falta de profundidade dos seus filmes ja deve ter o proximo em execução.
Enfim dos filmes de Tyler Perry para alem do mais simples um filme de serie B romantico de pouca qualidade, que nada ficara bem a um curriculo ate ao momento consistente do autor pese embora seja brilhante.
O filme fala de um grande empresario que acaba por estar demasiado consignado ao ritmo programado da sua vida, quando acaba por interagir com uma empregada de limpeza da sua empresa em grandes dificuldades economicas e com o encargo de uma filha menor, que vai conduzir a descoberta de verdadeira identidade.
Como as frases anteriores denunciam estamos perante a tipica telenovela portuguesa ou a ficção tipica da relação entre o rico e o pobre quando estes sao boas pessoas, ou seja tudo o resto e demasiado pouco trabalhado, como as personagens, ou dialogos tudo demasiado fraco e futil.
Em termos de realizaçao o filme nao e bem nem mal filmado o ritmo de imagem de Perry e sempre lento e demasiado focalizado no obvio das personagens, neste filme e mais do mesmo sem grande mudança.
Em termos de cast Perry esta longe de ser um grande actor principalmente na vertente dramatica mas e a sua aposta talvez para conseguir conquistar um espaço neste mesmo teor, contudo pouco convincente limitado e pouco intenso perde todas as cenas para a sua companheira de reparto, uma Newton intensa contudo muitas vezes caindo num overacting excessivo.

O melhor - O clima final que ja e tradicçao de Perry

O pior - Ser um Perry demasiado lamechas

Avaliação - C-

No comments: