Monday, March 05, 2012

Bel Ami



Seria logico que a figura de Pattinson acabasse por criar uma serie de filmes apostados em reder a sua imagem, contudo tambem seria logico a tentativa deste tentar sair deste registo enverdando por filmes menos comerciais e do grande publico. Contudo um dos perigos e nao ter metodo no que escolhe, escolhendo apenas porque nao seria comercial. Bel Ami apesar do grande elenco e feito como dinheiro italiano e rodado em França. Os resultados comerciais e criticos ainda nao foram medidos uma vez que o filme ate a data ainda nao conseguiu distribuiçao nos EUA. Sera que nem Pattinso consegue vender este filme?



O mal de alguns filmes europeus e que pensam que conseguem subentender sempre a mensagem subliminar de uma forma demasiado perfeita e que isso vai sempre dar um poder quase sobre natural ao filme. Pois bem este filme demonstra claramente que isto nao e verdade, ou seja se por um lado no final conseguimos sentir a moral que o filme tem, o certo e que o caminho nao e o mais agradavel pelo espectador, que se limita a ver uma persongem com demasiados tiques e esquizoide a passear as suas conquistas, nao percebendo qual a sua real existencia, parece mesmo que o realizador proprio nao sabe, e o filme anda sempre perdido como a sua personagem, as mulheres do protagonista vao aparecendo e desaparecendo sem moça como se nao interessassem e culmina num final a retalho de um filme que por ser da epoca e de uma obra literaria com algum nome deveria ser mais prefeccionista e trabalhada em termos de consistencia interna.



Nao podemos dizer que o filme nao tem conteudo, porque tem, contudo o facto de tentar ser simples e acima de tudo no facto da falta de ritmo da maior parte das sequencias nao tento o envolvimento politico que a obra em si tem nao permite que o filme adquira uma força interior propria e uma dimensao capaz de tornar um filme de epoca de primeira linha, parecendo apenas a deteminada altura estar ao serviço comercial de um Pattinson a tentar provar que nao e um produto de markting.



A historia fala de um pobre individuo que tenta subir na hierarqueia e na riqueza da alta sociedade parisiense a custa da seduçao e das relaçoes que vai estabelecendo e nao de encontro ao seu talento.



O argumento parece demasiado penoso para aquilo que o filme tem a dar, as mulheres sao todas descritas como futeis sem existencia propria e o filme mesmo no seu personagem nao se consegue definir o que acaba por nao dar intensidade e desenvolvimento a historia do filme.



A realizaçao para filme de epoca tem alguns bons momentos principalmente na intensidade de vida nocturna parisiense contudo tambem nao permite que o filme em termos de meios de o salto para uma mais valia, acabando por ser apenas mais um bom exercicio nem sempre preocupado com caracter estetico ou artistico,



O cast tras um Pattinson apostado em fazer romper a sua imagem de menino bonito, mas nao e com registos como estes dificieis e que tem tudo para agradar e falhar que ganha um espaço proprio principalmente porque demonstra as suas limitaçoes e o facto de estar preso a expressoes faciais sim demsiado intensas mas quase sempre desligadas do sentido da acçao ao seu lado tres mulheres em clara baixa de forma com principal destaque para Thurman aliada e bem da alta roda.






O melhor - O moral do filme.






O pior - Nao conseguir ser mais que um filme em beneficio do persongem






Avaliação - C-

No comments: