Tuesday, March 20, 2012

John Carter



Quando a Disney anunciou um mega projecto para este ano de 2012, poucos ou quase poucos tinham conhecimento do que poderia ser este John Carter, com o topo da tecnologia de um grande estudio aposta para verncer no inicio do periodo de blockbusters. Contudo tudo começou a ficar mais difuso quando no filme nao aparecia qualquer estrela de primeira ordem. Com as primeiras avaliações demasiado médias para um filme de classe discutivel. Tambem em termos comerciais o filme esteve longe de explosao que se pensava principalmente nos EUA com resultados bastante modestos para um filme que tinha em si uma ambição forte.



John Carter é um filme demasiado basico para o perfil disney nao so em termos de uma narrativa que apenas consegue incutir alguma força no seu paralelo com a realidade actual, já que em marte tudo e demasiado vistoso mas com pouco conteudo, ou seja e um filme que se resume a uma serie de frases freitas e efeitos especiais fortes, num 3d bem efectuado, mas que contudo demonstra mais uma vez que a tecnologia nem sempre e utilizada em prol de bons guiões.



John Carter e daqueles filmes a quem pese embora a historia ate tenha alguma profundidade o foco de interesse fica totalmente circunscrito a sua formula artisitica e ao seu poder tecnologico, este ponto nem sempre acaba por fortalecer um filme no epoca em que os blockbusters cada vez mais apostam numa narrativa mais forte eenvolvente, dai que o seu futuro o definira como um projecto aquem dos estudios da Disney em todos os planos.



O filme fala de um capitão do exercito americano que acaba por ser transferido para marte onde acaba por ser ver no meio de uma guerra de povos e apaixona-se por uma princesa num territorio controlado por uns seres mitologicos.



O argumento e o parente pobre do filme desconexo da realidade com alguma falta de profundidade apenas com o objectivo de efectivar as poderosas sequencias de acção que parecem sempre preparadas para a potencia maxima. No fim acaba por a narrativa ser pobre e as personagens inexistentes.



Em termos de realizaçao e daqueles filmes que tem em termos tecnicos tudo que um filme ambiciona ter exprimenta bem o mundo do 3d esteticamente interessante com uma boa potencializaçao do ambiente de marte, mas que pouco ou nada consegue incutir numa narrativa, um realizador habituado à animação mas que consegue uma exibição satisfatoria na estreia em carne e osso.



O cast e fraquinho um grande projecto deve ser constituido por grandes actores caso cotnrario perde força e o filme acaba por ser refem deste facto principalmente em termos de protagonista e vilao principal. COm outros actores o filme poderia ter um nivel completamente diferente.






O melhor - Tecnicamente









O pior - O Conteudo






Avaliação - C-

No comments: