Thursday, March 01, 2012

Machine Gun Preacher



Se olhassemos para o fundamento deste filme e para toda a sua produçao poderiamos expectivar que estivessemos perante um acontecimento natural do ano, por um lado a realizaçao a cargo do competente Forster, ao qual estava aliado uma historia de redenção envolvendo a guerrilha em Africa. COntudo nem sempre todos os fundamentos conduzem naturalmente a um grande filme e tudo comçou a ir no sentido de um filme menor quando o filme nao conseguiu distribuição wide. Isto apenas veio comprovar alguma desiulusão critica do filme que mesmo assim conseguiu fugir de criticas negativas sem contudo grande entusiasmo mas a nivel comercial este pequeno filme quase nao existiu nao conseguindo sequer entrando na disputa pelos premios.



Machine Gun Preacher e daqueles filme que se por um lado tem uma força tematica forte, principalmente pelos temas que trazem consigo, por outro lado ao tentar dar uma vertente demasiado positiva e uma transformação demasiado rapida num personagem em que o seu maior foco de interesse seria talvez mais a sua transformaçao do que propriamente o trabalho efectuado em seguida, que deveria apenas ser o resultado pratico daquilo que a mudança conduziu.



Alis o balanço temporal e a divisao temporal do filme e mesmo o calcanhar de aquiles do mesmo, ou seja rapidamente temos dificuldade de circunscrever o filme nos seus espaços levando a saltos temporais demasiado elevados nao percebendo ou acima de tudo efectuando cortes demasiado imperceptiveis cortando por um lado o ritmo narrativo do filme mas acima de tudo a convicção do mesmo.



Por isso podemos dizer que e um filme que tinha alguma força mas que acaba por perder por toda a fraca qualidade da organizaçao do filme e pelo pouco tempo dedicado a cada parametro isso conduz a um filme demasiado solto, sem grandes convicções que rapidamente chega ao seu trajecto pelo caminho mais facil mas sem atingir um patamar que podia conseguir por um caminho mais longo, observa-se ainda que determinadas pontas narrativas sao deixadas de lado, o que denota um projecto algo feito em cima de joellho o que nao e praticavel com uma tematica alegadamente tao imponente.



O filme fala de um ex condenado que apos uma sequencia de acçoes criminosas faz a sua redenção atraves da igreja que o leva para assumir a lide de projectos humanitarios em africa onde vai começar a descobrir a sua existencia num claro clima de guerra.



O argumento que pode factualmente ser interessante mas parece mal aproveitado, com os constantes saltos narrativos perde a intensidade e a conjectura de cada sequencia e nao permite dar uma imagem completa de nenhuma personagem, parece um argumento com potencial mas algo mal aproveitado.



A realizaçao de Forster e esforçada num realizador que ja deu provas da sua qualidade em realizar filmes em contextos dificeis e isso acaba por demonstrar experiencia em determinados pontos do filme, mas carece de alguma componente estetica que poderia ser interessante abordar.



O cast tem um Butler cada vez mais protagonista e em filmes mais serios contudo pese embora a personagem lhe podesse dar uma interpretação forte o certo e que o filme acaba por nao evoluir neste sentido acabando sempre por dar sequencias muito curtas consideradas de facil resoluçao pela maioria da critica, a ver vamos se a expectativa defraudada neste filme tem seguimento futuro. Nos secundarios apenas a boa mençao para Shannon um actor em relevo nos ultimos tempos e que aqui tem uma apareição congruente com o nivel ultimamente apresentado.






O melhor - o caracter politico e factual do filme.






O pior - O estilhaçar narrativo pelos buracos temporais.







Avaliação - C

No comments: