Saturday, March 24, 2012

Young Adult


DEpois do sucesso de Juno e principalmente de Up in The Air Jason Reitman pos em seu torno a expectativa de um autor de filmes suaves com um conteudo moratorio forte e que acabam por rapidamente entrar na mente dos espectadores. Foi assim de uma forma muito alegre em Juno e de uma forma mais profunda em Up in the Air, para este ano nova colaboração com Diablo Cody que lhe deu a fama em Juno, contudo o resultado esteve longe da primeira colaboração nao so em termos comerciais onde este fillme foi quase inexistente, mas acima det tudo em termos criticos nunca tendo sido um filme capaz de chamar para si a atenção dos premios pese embora criticas na maioria das quais positivas.
Podemos dizer que o filme tem conteudo e realismo no assunto que debruça, ou seja que sao as dificuldades da vida que fazem as pessoas evoluir e com facilitismo continuamos mais velhos mas sem a maturidade que deveria acompanhar, a forma como o filme trata disso na personagem central e muito forte e delicioso e é a grande mais valia do filme, que nao esquece qualquer pormenor para fazer este ponto funcinar.
Por outro lado o filme tem um problema que nao lhe permite nunca ser tao animado ou curioso como os filmes anteriormente referidos do realizador, mas acima de tudo nao consegue ter a intensidade narrativa em virtude de ter adoptado um estilo demasiado pausado de forma a ser um filme de personagem o que nem sempre e facil.
è daqueles filmes que quando acabamos de ver temos sensação de não acabado ou seja que nada que o filme nos da como conflito acaba por não conseguir por outro lado o resolver, ou seja tudo que o filme questiona no inicio não deixa de exisitr no filme, parecendo apenas ser mais um filme sobre um momento como tantos outros na vida de uma personagem propria e de pouco conteudo.
O filme fala de uma quase quarentona, que apos ter conhecimento de que o seu namorado da adolescencia foi pai regressa ainda presa a um passado em virtude de nao ter crescido, onde vai encontrar um pequena aldeia completamente diferente.
O argumento tem duas vertentes completamente diferente em termos de avaliação, por um lado no trabalho contextual o filme e perfeito na forma como a personagem e criada, as personagens e o desenvolvimento das mesmas num contexto de pequena cidade e muito trabalhado mas por outro lado em termos da linha central o filme peca pro ser demasiado linear e sem grandes focos de intensidade.
A realizaçao de Reitman e forte e acima de tudo é perfecionista, estamos perante um talento para os proximos anos, que tem neste filme um mais dificuldades pela faltaa de intensidade natural do filme, mesmo assim tem nota positiva.
Em termos de cast Reitman tem conseguido nas suas personagens dar papeis intensos e acima de tudo narrativamente complexos, e mais uma vez ganha em toda a escala com a sua escolha Theron esta perfeita e a encarnaçao de tudo que o filme nos da, numa das suas melhores interpretaçoes sem ter que modificar a sua fisionomia, sendo ela mais um trunfo para uma construçao que merecia ser mais valorizada. Em termos de secundarios o filme funciona contudo sem o mesmo brilho.

O melhor - Cherlize theron e a sua personagem.

O pior - A intensidade que a determinada altura nao permite empolgar o espectador.

Avaliação - B-

No comments: