Friday, March 02, 2012

Haywire



Desde alguns anos para trás a carreira de Sodenbergh tem sido marcado por altos e baixos não so em termos criticos onde estas oscilações tem sido mais permanentes mas acima de tudo em termos comerciais onde tem repartido filmes para o grande publico com experiencias intimistas que dificilmente tem dado bom resultado. Para o inicio deste ano de 2012 e depois de anunciar o abandono da profissao o realizador demonstrou bem esta dictomia, depois de no final do ano passado ter lançado o commercial Contagio, lança agora um filme de acção sobre espionagem com uma particular protagonista, como ja tinha feito em Girlfrien Experience. Os resultados foram bem melhores do que este ultimo com resultados comerciais mais fortes pelo menos tendo obtido o lançamento wide, e em termos criticos avaliações maioritariamente positivas.



Haywire e um estilo que Sodenbergh gosta de exprimentar ou seja lançar filmes diferentes onde o centro sao a protagonista efectuar em terrenos onde se sinta a vontade. E neste filmes temos uma mistura de diversas coisas, por um lado um filme de espionagem por outro um filme de artes marciais e por fim um filme de complicadas redes de ligações. Contudo como tudo isto e efectuado parece-nos de forma a reunir o minimo de trabalho possivel resulta num pequeno filme com muita coisa, com muito ritmo, mas que se acaba na parte final por singir a uma serie de acção com uma intriga bem montada, mas que esta longe de ser o interessantes puzzles de outro tipo de filme.



Haywire e mesmo assim um filme interessante para uma epoca onde normalmente os filmes sao mais exprimentais e arriscados, onde encontramos uma especie de policial ritmado na centraçao maxima da personagem,, de um realizador exprimental mas que neste filme acaba por ser completamente o oposto.



Podemos sempre achar que o filme na parte final e apenas mais um filme igual a tantos outros e que isso nao poderia acontecer a um realizador como Sodenberg mas por vezes mais vale nao arriscar do que efectuar filmes demasiado corajosos e fortes que acabam por ser mais uma desilusao para quem gosta de bom cinema.



O filme fala de uma jovem contratada de uma empresa governamental que apos uma missao arriscada em barcelona começa ela propria a ser a visada de uma teia montada de intriga sem perceber ao certo a razao de tal presseguicao acabando por ter como unica soluçao a defesa.



O argumento tem partes interessantes o ser baseado nas suas sequencias de acçao e violencia sem descuidar uma intriga moderadamente interessante, nao temos muita complexidade em nenhum dos pontos do guiao, mas isso faz o filme interessante em determinados pontos.



Em termos de realização ja tivemos um Sodenberg bem mais intenso e interessante, pelo contrario aqui temos quase o limite minimo das suas capacidades, com excepção das sequencia de condução onde explica porque razao ja tem consigo um oscar da academia.



O cast e basico a protagonista e escolhida pela sua competencia em artes marciais do que pela limitaçao intepretativa que transpira, ao seu lado uma serie de figuras famosas que so dao nome ao filme.






O melhor - A realização na condução.






O pior - A falta de profundidade em alguns vectores do filme.






Avaliação - C+

No comments: