Friday, March 30, 2012

The Hunger Games



Depois do sucesso de Twilight as adaptaçoes de livros para adolescentes principalmente de best selleres tornou-se a nova mina de ouro das produtoras de holywood, para este ano sob a batuta do intermitente Gary Ross, veio este novo padrão de jogos de fome, circunscrito a um futuro recente onde o dominio dos media e cada vez mais abrasivo. Por muito que a expectativa fosse elevada principalmente pela fama dos livros poucos esperariam um sucesso tao grandioso para este filme, nao so em termos criticos, onde o filme conseguiu passar com avaliação bastante positivas mas acima de tudo em termos comerciais onde rapidamente se tornou o filme mais visto do ano.



The Hunger Games e ate ao momento não só o melhor filme de 2012, mas tambem o acontecimento cinematografico do ano, desde logo por ser o inicio de uma saga sem qualquer precedente para alem do livro que esteve na sua origem, depois porque tem tudo que um grande filme ou o inicio de uma grande saga deve ter, ou seja acção, actualidade no tema, bons efeitos especiais, criatividade ritmo, ou seja todos os ingredientes que um bom filme deve ter e ainda mais um filme para o grande publico. E daqueles filmes em que tudo esta fisicamente ou subtilmente presente no filme, desde a forma como encara uma prespectiva futorista com grandes ligações de realidade ou mesmo na forma clara com que assume uma visão muito proxima do nosso dia com um exagero satirico interessante.



Outro dos grandes valores do filme é mesma a forma como o filme nao tenta ir logo ao assunto ou seja a introduçao contextual e politica de todo o filme que o leva para o patamar dos melhores, num livro que possivelmente ficara na historia como um dos livros de referencia como 1984 ou admiravel mundo novo são na actualidade.



O filme fala de um futuro proximo no qual o mundo e dividio por distritos que servem de escravos para o centro de capitolio onde uma sociedade vive unica e exculsivamente da aparencia e de tudo o que seja entertenimento facil, apos esse facto o filme acaba por ser um reality show onde a morte e sinonimo de perda.



O argumento e fortissimo numa historia de base de primeira linha, com personagens complexas e com dialogos fortes actual com grande paralelismo ritmo ação e comedia, enfim todos os ingredientes para um grande filme com uma grande historia.



Depois de Plesantville todos ja sabiam da originalidade e capacidade de Ross fazer grandes filmes e artisticos mesmo que Seabiscuit nao seja um prodigo neste filme voltou ao seu melhor nivel co beleza força e empenho numa realização que poe o nivel demasiado alto no inicio deste ano.
Em termos de cast o valor vai todo para Lawrence num daqueles papeis que enche de inicio ao fim, num daqueles papeis que diferencia a primeira da segunda linha naquela que e talvez neste momento a melhor actriz da sua geraçao, ainda da espaço para bons papeis de Harellson e Bentley.






O melhor - O cinema actual e com meios






O pior - É uma triologia e o nivel esta elevado






Avaliação - A-

No comments: