Saturday, March 17, 2012

Wanderlust


Muitos quando observaram que Paul Rudd iria contracenar Jennifer Aniston a primeira impressão que surge e que este par é um dos mais naturais de Hollywood, contudo se olharmos temos de recuar quase 14 anos para encontrarmos a unica aparição no grande ecra dos dois actores juntos quando ainda ganhavam alguma dimensao em Hollywood. Por esse facto este filme criou alguma expectativa para alem de trazer o actual namorado da actriz. Pese embora estes ingredientes e dificil considerar este filme um sucesso principalmente em termos de bilheteira onde teve muitas dificuldades em obter uma grade distribução que conduziu a resultados muitos diminuidos de bilheteira. Criticamente e tendo em conta o que e vulgar na dupla as coisas nem correram assim tão mal.
A primeira avaliação que se pode fazer deste filme e que o mesmo e politicamente incorrecto satiriza com os fenomenos de associações fundamentalistas de ideais inexistentes e acima de tudo traz consigo originalidade e creatividade com um humor adulto, actual e que funciona na maior parte do tempo bem, contudo vai perdendo gas ao longo de todo o filme com alguma repetiçao de conceitos.
O segredo do filme e a sua formula natural e descontraida sem medo de arriscar e um filme corajoso que pese embora consiga picos diversos de intensidade de humor perde por lhe faltar alguma componente moral que não consegue ser vincada na sua parte final, sendo apenas um conjunto de gargalhadas mais do que um bom filme que acaba mesmo por nao ser.
O grande problema do filme e no momento em que entra no seu contexto natural começa a ser algo repetitivo no tipo de piada e humor utilizado o que leva a um abrandamento da originalidade e creatividade, mesmo assim estamos perante um filme positivo em termos de humor.
A historia fala de um casal de desempregados que para tentar sobreviver prefere se deslocar para uma comunidade naturista onde aos poucos se vão encontrar com os rituais e tradições peculiares do grupo.
O argumento funciiona muito melhor numa analise fraccionada de cenas do que propriamente como um todo, aqui o filme parece ter mais dificuldades em ser analisado como um bom argumento, nem que seja que algum dos segredos advem da forma como o filme e montado e acima de tudo realizado, mesmo assim a mistura de humor adulto com non sense funciona algumas vezes.
A realizaçao tem bons momentos nos contextos do filme, e acima de tudo em algumas sequencias onde o proprio jogo de camara e o humor do filme.
Em termos de cast temos Aniston e Rudd no seu contexto natural a comedia romantica, e se Aniston recentemente ja esteve melhor e mais exigente, principalmente em Horrible Bosses, Rudd já à muito tempo que não tinha um papel tao intenso como este fisicamente e do ponto de vista de humor fisico que acho que nem sempre representa bem, neste filme temos bons, e maus momentos mas os bons foram do melhor da sua carreira.

O melhor - Algumas personagens isoladas, o contexto do irmão do protagonista por exemplo.

O pior - ir perdendo intensidade e repetitivo nos mesmos contextos.

Avaliação - C+

No comments: