Sunday, January 20, 2008

First Sunday




E comum no inicio do ano, surgirem comedias familiares no seio da comunidade afro americana, o actor responsavel pelo maior numero de titulos neste segmento e Ice Cube, responsavel pela maioria das sagas de sucesso deste genero, como Barbershop, e Next friday, normalmente são filmes pouco preocupados com o sucesso critico, mas com resultados minimamente consistentes comercialmente. Neste filme encontramos um pouquinho da rotina deste genero, embora comercialmente Ice Cube ja tenha conhecido dias claralmente mais sorridentes.

First Sunday, e aquilo a que se chama um filme desactualizado, principalmente por repetir a formula utilizada em todos os filmes de Ice Cube, a do malandro com o coração em prol da familia, nao refrescando o seu grau de humor, sempre extremamente limitado e pouco conseguido. Contudo e relativamente aos ultimos titulos existe um factor que ainda complica mais este filme, que e a histeria da maioria das personagens, dando uma contextualização irritante e demasiado caricaturesca da comunidade, que torna o filme por momentos absurdo, com a interação entre personagens com grande grau de ideiotice. O argumento encaixa-se na perfeiçai naquilo que estamos habituados a ver no genero, um pai de familia, completamente falhado necessita de uma soma economica, para impedir que o filho va residir para outra cidade e se afaste completamente dele. Dai a sucessão de gags pouco conseguidos, de um filme desinteressante que nunca consegue atingir os seus objectivos humoristicos, devido a um argumento e construção narrativa pouco efusiva e acima de tudo pouco actual.

O argumento do filme, e primaria em todos os pontos, desde o esteriotipo presente em todas as personagens, passando por uma condução narrativa declaradamente pouco criativa, o filme vai-se desenrolando com poucas ou mesmo nenhuma ambição resultado num objecto que poderia muito bem ficar na gaveta ou entao directamente para video.

A realização deste tipo de filmes fica normalmente a cargo de realizadores ou de ultima linha, ou entao de estreantes, normalmente com pouco talento e que se limitam a construir o filme com a linha mais basica possivel.

O cast é irritante um naipe de secundarios com muitos defices de interpretação apimentados com um histerismo absuro o filme tem neste ponto um dos seus calcanhares de aquiles, onde o mesmo rotinado Ice Cube nao consegue disfarçar a sua qualidade mais que duvidosa para o cinema.


O melhor - As expectativas que temos relativamente ao filme.


O Pior - O histerismo da maioria das personagens.


Avalição - D+

No comments: