Sunday, January 13, 2008

One Missed Call




Ainda não é em 2008 que o cinema se vai ver livre dos remakes de filmes de terror japones de baixa qualidade, este surto iniciou-se com o bem conseguido The Ring, que desde esse momento deu origem a um incontavel numero de sequencias que inicialmente ate foram bem recebidos comercialmente sendo que actualmente caminham directamente para a insignificancia total. Este One Missed Call e mais um exemplo, um tipico filme para o inicio do ano, onde as produtoras lançam os seus produtos de menor qualidade e sem ambiçoes, ja que normalmente o publico esta mais interessado noutro tipo de produtos. Dai que apesar de resultados medianos, a total inidiferença critica seja natural para o filme de consumo rapido.

O grande problema dos filmes de terror japoneses que são transfigurados no cinema actual, e que a premissa e a base e sempre a mesma, so falta perceber o motivo do fantasma e a forma dele actuar, depois sao um grupo de vitimas e por fim a forma que se arranja para dizimar o mesmo, quem ja viu the ring, e o grito, nao precisa de perder muito tempo com este filme, ja que basta transmitir esses argumentos para um telemovel e ja sabem precisamente o que podem encontrar neste one missed call. E certo que o filme joga como poucos com as suas limitações, com imagens normalmente muito escuras que disfarçam as defeciencias tecnicas do filme e algumas de interpretação.

Contudo um desabafo e necessario, a alguns meses de sermos invadidos por outro remake, quando e que vão parar quando e que as produtoras vao perceber que os produtos ja nao sao rentaveis e apenas servem para dar trabalho a actores em mo de baixo.

O argumento e exactamente igual ao de outros filmes de terror de origem japonensa, sem mais qualidade de dialogos narrativa, nem tão pouco do terror psicologico em si, e a articulação contintua de sons em prol de um argumento tão debil que mesmo ele se assusta com estes ruidos.

A realização e normalmente efectuada por realizadores de segundo plano, normalmente ex operadores de camera, neste filme e apesar de existir algumas sequencias de realização que conseguem ser assustadores positivamente na sua maioria o filme não consegue tambem neste aspecto atingir resultados aceitaveis.

normalmente para o cast deste tipo de filmes escolhem actores em baixa forma e neste parametro quase esquecidos, quer Samson, e especialmente Burns estao desaparecidos dos grandes registos, aqui estão a provar o porque, num espectaculo deprimente de actuação, onde o unico registo positivo vai para a beleza da protagonista ao qual se junta Talacon, a mexicana consegue ter mesmo o unico papel aceitavel do filme.


O melhor - Algumas sequencias de imagem verdadeiramente assustadoras.


o pior - O filme ser uma clara repetição de argumento de outros filmes japoneses, sera que so existe esta formula.


Avaliação - D+

No comments: