Wednesday, January 16, 2008

Juno




Se querem a prova de que um filme pode ser simples, elementar e mesmo assim ser uma obra criativamente brilhante, têm de ver Juno, um pequeno filme, sob uma toada comica, mas capaz de ser ao mesmo tempo um dos filmes mais brilhantes do ano, e um dos filmes mais valorizados do ano. Tendo conseguido ate ao momento uma valorizaçao critica que o coloca na front line para os premios da academias, ao qual talvez por esta mesma possiblidade reuniu ate ao momento uma carreira comercial brilhante que ja o colocou como um dos filmes do ano.

O encanto de Juno á basicamente dois, por um lado a forma creativa com que aborda uma historia de base tipica, ou seja a forma como aderessa toda a sua actividade, e por outro e desde logo o grande ponto valioso do filme, a forma como foi caracterizadas as personagens, com uma congruencia impressionante, muito ligadas À realidade o filme consegue conciliar elementos de comedia de grande interesse principalmente na forma como os dialogos sao articulados, com uma complexidade e realismo das suas personagens.

Ao vermos Juno ficamos totalmente enfeitiçados pela riqueza das personagens, principalmentente Juno, que nos preendemos por longos espaços ao proprio filme. O Noir de alguns segmentos do filme sao a cereja no topo de um bolo, que nao tem ingredientes muito mais condimentados do que uma historia simples.

Fala-nos de um jovem de 16 anos que descobre que esta gravida, tendo conhecimento da sua clara imaturidade opta por dar a criança a adopçao tendo conhecido o casal, durante o filme e com o decorrer da gravidez, as personagens vao-se conhecendo atravez deste processo, com uma ligeireza narrativa e com um calibre cómico de grnade nivel.

Como muitos dizes, e o Little Miss Sunshine deste ano, mas mais evoluido e menos familiar.

O argumento tem todo o brilhantismo do filme a capacidade de tornar uma historia vulgar numa das obras mais fantasticas do ano, com uma riqueza narrativa sustentada numa caracterização e exploração de personagens riquissimas, todas as sequencias do filme são extremamente bem articuladas entre si e momentos Kodak de um filme preparado para marcar a cada sequencia.

Reitman surpreendeu com o seu caracter satirico no fantastico Thank You For Smocking, e volta a demonstrar embora num filme mais familiar e menos politico esta faceta. A forma como realiza, e uma das mais refrescantes actualmente em Hollywood, e estando nos perante um dos realizadores mais recentes do cinema podemos esperar um cinema de autor futuro que podera trazer muitos frutos para o cinema futuro.

No cast todas as atenções vao para a jovem Ellen Pagge com uma interpretação brilhante a actriz posiciona-se seriamente como uma candidata forte ao oscar da academia, consegue ser irocina e acima de tudo com o realismo impressionante, num papel exigente a todos os niveis, e que demonstra a revelação de uma grande actriz. Contudo as boas interpretações nao se ficam por aqui, tb Garner se encontra muito bem num papel embora menos exigente, bem como o restante cast.


O melhor - Fazer um grande filme, com uma base vulgar.


O Pior - Só ter 1 hora e 30 minutos


Avaliação - A-

No comments: