Friday, January 11, 2008

Charlie Wilson's War




Olhar para um cast como este faz suspirar os verdadeiros adeptos do cinema, desde que foi anunciado o cast deste filme a expectativa cresceu a olhos vistos, logo declarado como principal favorito aos Oscars, é certo que quando foi anunciado um filme satirico os animos acalmaram, voltando a crescer com a estreia do filme, e acima de tudo pelo contexto politico traduzido e pela forma suave com que trata. Nao supreende que o filme reuna nao so uma maioria favoravel da critica, com resultados de consistentes de bilheteira. E certo que nao sera o grande vencedor dos premios, mas tambem quem ve o filme nota que isso nunca foi objectivo, mas sim um check mate a politica da defesa norte americana.

Do ponto de vista politico o filme e talvez um dos titulos mais corajosos do cinema, forte, factual o filme consegue com uma toada humoristica, tocar na frida, na origem dos conflitos, e de alguma forma salientar a mea culpa dos americanos na criaçao dos seus enimigos. E um filme polito, incorrecto, mas acima de tudo uma verdadeira obra, que mesmo olhando para 20 anos atras consegue demonstrar que os tempos mudam, mas existem situaçoes que sao sempre actuais.

O filme neste parametro e brilhante, quer como mensagem politica quer como analise, contudo do ponto de vista exclusivamente cinematografico, o filme mesmo sendo bom nunca consegue ultrapassar este nivel, e basicamente por dois aspectos por um lado pela curta duraçao do filme, que nunca permite que este adquira a complexidade desejada, por outro lado a suavidade e a forma demasiado descontraida da toada narrativa do filme, que raramente torna o filme como intenso emotivo, distanciando-se por vezes do espectador.

O filme e a biografia politica de Charlies Wilson, um congressista com demasiados defeitos, mas com uma força de vontade acima da media que faz com que se centre na guerra fria sendo o principal responsavel pelo termino da mesma, com a ajuda de uma mulher da sociedade alta, e de um agente do cia, observamos a evoluçao deste processo. Nichols assume o filme como rebelde espelhado totalmente na frase final do filme, nao tem medo de represalias, e um filme forte, intenso e corajoso, mesmo que do ponto de vista narrativo nem sempre seja brilhante.

O argumento preveligia a componente da mensagem, do que propriamente do caracter factual, assume-se como uma satira politica, e isso esta presente em todas as decisoes do autor, quer na caracterizaçao das personagens que na forma como a narrativa decorre. Como mensagem e forte, como argumento poderia estar muito mais potenciado.

A realiação de Nichols e ela tambem uma satira, conhecido por imagens fortes e estagnadas, desta vez com mais exigencias Nichols nao corre riscos em demasia, talvez sabendo da sua inexperiencia em cenas mais fisicas, este contorna ao serviço da satira que utiliza em todo o filme.

O cast e dificil ver algo mais recheado do que este filme, as superestrelas hanks e Roberts, em bom registo embora longe dos seus melhores papeis, estes sao totalmente silenciados pelo ja comum brilhantismo de Hoffman, e certo que este tem o melhor papel do filme, mas tambem a forma como o interpreta facilita esta avaliação, Hoffman demonstra um estado de forma brilhante e provavelmente sera a nomeaçao mais garantida para o filme. De referir tambem a presença de Adams, que depois de um ano forte e cheio de sucesso, traz aqui uma prestação sem tantas luzes da ribalta.


O melhor - A mensagem e actualidade politica de 1980


O Pior - O filme perde alguma dimensao narrativa com a excessiva preocupaçao com a satira


Avaliação - B

2 comments:

Anonymous said...

Não posso opinar com relação ao AVPR pois ainda não vi o filme. Mas discordo das críticas pesadas em relação ao primeiro AVP, que se não foi uma obra digna de ganhar um Oscar, foi um ótimo entretenimento, direcionado a um público específico: amantes de filmes de ação, ficção científica e, particularmente, dos personagens clássicos envolvidos. A idéia de vê-los em uma disputa foi em atendimento às expectativas de fãs desses dois personagens, que se perdiam em elocubrações sobre qual deles venceria um possível duelo. O pano de fundo foi bem construído, partindo-se do princípio que ambos os pernagens eram bem familiares desse público em particular.

bateman said...

Sim, contudo principalmente para quem gostou de Alien, e tambem de predador, o filme fica um pouquinho aquem. As personagens sao vazias e o filme um body count... mas comparado com este e uma obra prima